O Google apresentou, esta semana, uma nova versão de seu sistema de buscas. Apelidada de ‘Caffeine’ (cafeína), a ferramenta tem como objetivo ser mais rápida e mais precisa que a atual tecnologia usada pela empresa. Em declaração em um dos blogs do Google, representantes da gigante de buscas descrevem o projeto como uma ‘arquitetura da próxima geração’ para a ferramenta online.
A companhia afirma que o sistema sofrerá mudanças significativas que irão melhorar, e muito, a experiência dos internautas. Hoje, o Google já domina o setor de pesquisas online – o que representa a entrada de bilhões de dólares em lucros.
Para tentar desbancar a rival, a Microsoft investiu pesado na remodelação da ferramenta de buscas Bing.com, com uma grande campanha de marketing, e acaba de fechar acordo para controlar o sistema de pesquisas do portal Yahoo. Outras possíveis ‘ameaças’ ao Google são as chamadas ‘buscas em tempo real’ em redes de relacionamento como Facebook e Twitter.
Apesar de o Caffeine permitir ao Google resultados de buscas mais rápidos e completos, o especialista em qualidade da companhia, Matt Cutts, refuta a alegação de que o novo sistema tenha sido desenvolvido em resposta às ações de concorrentes. ‘Eu adoro uma competição, mas esta mudança é o resultado de meses de trabalho’, escreveu em seu blog. ‘Acredito que a melhor maneira de o Google continuar a atuar bem em pesquisas é fazer o que tem feito na última década: se concentrar em aumentar a qualidade’. Informações de Bobbie Johnson [Guardian.co.uk, 11/8/09].