Durante uma conferência anual em Chicago que reúne representantes de sites americanos de notícias locais, na semana passada, cerca de 100 editores independentes celebraram o lançamento de uma associação sem fins lucrativos de apoio à crescente indústria de jornalismo hiperlocal. O grupo Local Independent Online News Publishers (Lion), que será presidido por Dylan Smith, do site Tucson Sentinel. A iniciativa foi parcialmente financiada pela Fundação Patterson e inclui sites como The Batavian e The Eastsider LA.
Muitos dos editores administram seus sites sozinhos ou em equipes pequenas, algumas vezes de casa. Eles esperam que, ao juntar forças no Lion, possam se ajudar a crescer. “Não temos os recursos que as grandes cadeias de jornais têm, mas também não temos a liderança burocrática que eles têm”, afirmou Smith. “Podemos escolher uma direção e segui-la. Por isso pensamos que somos o futuro”.
Ao contrário de redes profissionais – como o Patch, da AOL, e a Online News Network –, o Lion focará apenas em sites pequenos e independentes que investem em jornalismo hiperlocal. Associados contarão com um fórum permanente para compartilhar ideias sobre o modo mais eficiente para organizar notícias locais, e combinarão recursos para oferecer apoio prático e espaços para debater diversos temas – como em uma redação virtual. “Se alguém tiver um problema técnico específico, por exemplo, basta compartilhá-lo e alguém ajudará a resolvê-lo, o que é muito melhor do que pagar uma fortuna por um profissional”, disse Smith.
A maior parte dos sites é gerenciada por jornalistas profissionais que foram demitidos ou tiveram que aderir a planos de demissão voluntária nos últimos anos. Smith era editor do Tucson Citizen, antes de o jornal deixar de ser impresso em maio de 2009. Administrar o TucsonSentinel.com, diz, lhe dá mais satisfação, mesmo o site ainda não sendo lucrativo. “Mesmo com minhas tarefas de editor e administrador, escrevo agora muito mais do que quando estava na redação”.
Segundo Howard Owens, que lançou o The Batavian de maneira independente em 2009, depois que sua editora, a GateHouse Media, anunciou que o fecharia, o grupo foi o caminho natural para o crescente número de sites locais. “Não temos nada em comum com grandes grupos de jornais, com os grandes conglomerados, mas temos muito em comum entre nós”. Informações de Hazel Sheffield [Columbia Journalism Review, 20/8/12] e de Rachel McAthy [Journalism.co.uk, 11/9/12].