Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Sítio unifica jornalistas

A Fundação Reuters e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas lançaram o sítio de internet Vozes do Iraque (www.aswataliraq.info), que permite o compartilhamento de conteúdos por veículos de mídia iraquianos.

No sítio – escrito em árabe, mas que nos próximos meses ganhará versões em curdo e inglês –, jornais, revistas e emissoras de rádio e TV podem inserir notícias ou publicar reportagens de outros colaboradores. Uma rede formada por jornalistas independentes também faz contribuições, assim como o Serviço Árabe da Reuters.

Editado no Cairo, o projeto é coordenado por um jornalista em Bagdá e financiado pela ONU. Desde que o piloto para o sítio foi lançado, no fim do ano passado, quase mil notícias foram postadas por 21 colaboradores e dois jornais.

Como parte do programa, a Fundação Reuters também promove treinamento para jornalistas iraquianos. Mais de 50 deles participaram de workshops de jornalismo na Jordânia, e outros contarão com cursos em Londres e no Cairo nos próximos dois meses. Um grupo de 11 editores iraquianos também está envolvido no projeto. Os editores – entre os quais estão os chefes dos três maiores jornais independentes em língua árabe e curda – planejam desenvolver, a partir do Vozes do Iraque, uma agência de notícias independente no país. As informações são da Editor & Publisher [16/3/05].