Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Sítios fazem concorrência a jornais europeus

Reportagem de Dorren Carvajal para The International Herald Tribune [21/2/05] revela que em diferentes países de Europa os blogs sobre mídia e política causam grande repercussão, chegando a ameaçar o poder de comunicação de veículos tradicionais. Em dezembro, quando a rede pública alemã Deutsche Welle organizou um prêmio para os melhores blogs da internet, a maioria dos mais de mil sítios analisados eram sobre esses temas.

O espanhol Periodista Digital, por exemplo, tem 115 mil usuários cadastrados. O sítio dá notícias exclusivas sobre bastidores da imprensa e do governo. Na Alemanha, mais de 300 mil pessoas visitam mensalmente o Bildblog, página que se dedica a dissecar o sensacionalismo do jornal mais lido do país, o Bild. Segundo um de seus criadores, Christopher Schultheis, os próprios jornalistas do diário acompanham seu blog, que conta com ampla colaboração dos leitores.

Ao ganharem tanta visibilidade, os blogs sobre imprensa também começam a atrair o interesse de patrocinadores. Na Espanha, são vários os ‘confidenciales’ (apelido, dado aos blogs, que resgata o nome dos informativos confidenciais que circulavam na época da ditadura franquista) que têm grandes empresas como anunciantes. O português Ponto Media foi incorporado pelo portal do jornal Público, já que seu tom é moderado. Já o blog italiano Dagospia, por ser mais sensacionalista, tem de depender de propaganda pornográfica.