No dia 4/12/04, não havia repórteres na estrada ao norte de Bagdá no momento em que uma bomba explodiu, ferindo a sargento Elizabeth Le Bel e matando um soldado que estava dirigindo o carro. O Exército americano divulgou declaração sobre o incidente e grande parte da mídia deu pequena nota sobre o caso. No entanto, horas depois do acidente, a sargento publicou longa descrição do acontecimento em seu blog Life in this Girl´s Army (Vida desta garota do Exército). Desde que começou a escrever em seu blog, há um ano, ele já foi visitado por 45 mil pessoas.
A sargento não é a única soldado-blogueira que transmite o cotidiano do campo de batalha através desta ferramenta online. No mínimo, aproximadamente 200 soldados em serviço mantêm blogs, alguns deles com vídeos e fotos. Muitos soldados decidiram escrever blogs para informar amigos e familiares sobre o que não é publicado na mídia. Dois anos atrás, quando os EUA invadiram o Iraque, havia apenas uma dúzia de blogs, de acordo com o The Mudville Gazette, sítio com informação sobre blogs militares administrado por um veterano do Exército americano.
Escritos em linguagem informal, muitas vezes linguagem profana dos quartéis, os relatos dão aos leitores uma perspectiva sem filtros da guerra, geralmente não disponível na mídia. No entanto, oficiais do Exército estão preocupados que a divulgação de algumas informações possa comprometer a segurança dos soldados.
Em abril, o tenente-general John R. Vines publicou normas para sítios mantidos por soldados, requerendo que todos os blogs escritos por soldados em serviço no Iraque sejam registrados. Os soldados estão proibidos de divulgarem informação secreta, revelarem os nomes de soldados mortos ou feridos cujas famílias ainda não receberam a notícia, e fornecerem informações sobre incidentes ainda sob investigação.
Em julho, Leonard Clark, membro da Guarda Nacional do Arizona servindo em Bagdá, foi o primeiro soldado a violar as novas regras ao publicar material considerado secreto por militares em seu blog. Ele foi rebaixado de posto e condenado a pagar uma multa de US$ 1.640. Seu sítio foi fechado, embora grande parte do seu conteúdo tenha sido reproduzido em outros sítios da internet.
Um ex-soldado que mantinha um blog intitulado My War (Minha guerra), durante o ano que estava no Iraque, Colby Buzzell, está reunindo seus relatos para publicar um livro em outubro. Ele também escreveu dois artigos para a revista Esquire. Informações de Jonathan Finer, do Washington Post [12/8/05].