A Sony Pictures Entertainment aceitou pagar US$ 1,5 milhão a um fundo de um grupo de espectadores que se sentiram enganados pela campanha publicitária do filme Coração de Cavaleiro, que incluía publicação paga em jornais de textos elogiosos escritos por um crítico de cinema fictício. Eles entraram com ação em grupo em 2001. O valor pago pela Sony para suspender o processo equivale a cerca de US$ 5 por participante no caso. A idéia de inventar um crítico de cinema partiu de um publicitário da companhia. Quando a revista Newsweek denunciou a mentira, o caso virou um grande embaraço, recorda a Reuters [2/9/04].
Economist
indeniza primeiro-ministro de CingapuraA revista Economist pagará cerca de US$ 230 mil de indenização ao primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, e seu pai, fundador moderno do país, Lee Kuan Yew, por matéria em que questiona a competência da mulher do mandatário, Ho Ching, para presidir a agência estatal de investimento Tomasek Holdings. A agência detém ações de 40 das maiores empresas do país. A Economist publicou pedido de desculpas em seu sítio de internet em que afirma que as alegações da reportagem eram ‘falsas e completamente sem fundamentos’. Entre as organizações jornalísticas internacionais que tiveram problemas com a legislação antidifamação de Cingapura estão a International Herald Tribune, The Asian Wall Street Journal e a Bloomberg, que em 2002 também arcou com indenização num caso envolvendo a família Lee e a Temasek. As informações são da Reuters [2/9/04].