Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Starbucks lança portal ‘superhiperlocal’

A cadeia de lojas de café Starbucks apresentou esta semana uma iniciativa que deve substituir a pilha de jornais disponíveis para os clientes enquanto degustam um macchiato: um portal que só é acessível das redes wi-fi de suas lojas, chamado Starbucks Digital Networks. Em parceria com o Yahoo!, o Wall Street Journal, o New York Times, e programas como iTunes, LinkedIn e Foursquare, o site oferece notícias locais e de grandes veículos de comunicação, incluindo até mesmo o que só estaria disponível para assinantes, assim como download de música, previsão do tempo e trailers de filmes.


O conteúdo da Starbucks Digital Network é cuidadosamente selecionado segundo os interesses dos clientes. Para a Starbucks, o conceito de um site ‘superhiperlocal’ – o leitor não está apenas em um bairro de uma determinada cidade, mas em uma loja – é mais que marketing. É uma maneira nova e mais maleável de detectar o tipo de conteúdo que consumidores tendem a querer. Segundo o vice-presidente de iniciativas digitais da Starbucks, Adam Brotman, há cerca de 30 milhões de logins ao wi-fi da rede – que hoje é gratuito nos EUA – ao mês. Informações de Caroline McCarthy [Cnet News, 19/10/10].