Os tablóides News of the World e Sun foram ordenados a pagar mais de 100 mil libras em danos ao jogador de futebol Ashley Cole por sugerir que ele teria participado de uma orgia gay. O NoW publicou um pedido de desculpas de três páginas no domingo (25/6) ao craque do Arsenal e ao DJ Ian Thompson, conhecido como DJ Masterstepz, depois de entrar em acordo com os dois fora do tribunal. Os valores combinados não foram divulgados, mas o Guardian apurou que o jogador da seleção inglesa deverá receber pelo menos 100 mil libras mais os custos legais.
O NoW – que, assim como o Sun, pertence à News International – publicou artigos em 12 e 19 de fevereiro deste ano sobre o envolvimento de duas estrelas do futebol inglês e um DJ em uma ‘orgia gay’. Os textos afirmavam ainda que os participantes usavam um telefone celular como ‘brinquedo sexual gay’, mas não citavam seus nomes. Entre estas datas, o Sun – que também não acusou ninguém nominalmente – publicou matérias sugestivas sobre Cole com referências a telefones celulares.
Cole e Masterstepz abriram ação por calúnia contra os tablóides depois que um sítio de internet voltado ao público gay afirmou que uma fotografia estampada nos jornais – com dois homens com o rosto borrado – mostrava os dois. O NoW afirmou em seu pedido de desculpas que estava feliz em ‘deixar claro que os senhores Cole e Masterstepz não estavam envolvidos nas atividades citadas. Nos desculpamos a eles por qualquer estresse causado e pagaremos a cada um quantia referente aos danos’. O tablóide aproveitou o espaço para desejar também boa sorte a Cole na Copa do Mundo. Informações de Stephen Brook [The Guardian, 26/6/06].