O YouTube estreou, no mês passado, o Partners Project, talk show com ‘parceiros de conteúdo’, como são chamados os internautas membros do Programa de Parcerias do site, que costumam postar vídeos produzidos por eles próprios na esperança de, assim, tornarem-se celebridades da web. Entre os primeiros convidados estiveram a blogueira Justine Ezarik, que lançou o iJustine para compartilhar vídeos sobre sua vida, e Dane Boedigheimer, que criou a série animada Laranja Irritante.
O talk show é semanal, apresentado por Shira Lazar, blogueira colaboradora da CBS News. Os segmentos têm de oito a 10 minutos. ‘As pessoas estão criando carreiras no YouTube’, diz ela. ‘Esta comunidade precisa de alguém para contar suas histórias’. Joe Penna, brasileiro de apenas 23 anos que mora nos EUA, é uma destas pessoas. Ele já tem 1,6 milhão de assinantes e 206 milhões de vídeos vistos, sob o nome de MysteryGuitarMan. ‘Há pouco mais de um ano, estava dormindo no chão e roubando a rede wi-fi do meu vizinho. Agora, tenho meu estúdio’, conta ele, que produz os vídeos em seu próprio quarto.
O YouTube está trabalhando duro para estimular o nascimento de mais estrelas como Penna. Recentemente, o site doou crédito em uma loja de eletrônicos para 500 parceiros de conteúdo. A ideia era ajudar na produção de material de melhor qualidade e atrair, assim, audiência maior para os canais online. Informações de Brian Stelter [The New York Times, 9/1/11].