Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Technology Review de cara nova

A revista Technology Review, que há mais de um século publica críticas de tecnologia, está passando por uma remodelação que vai atingir forma e conteúdo. Jason Pontin, ex-editor da concorrente Red Hering, está à frente das mudanças na publicação, e Roger Black é o designer gráfico responsável pelo novo visual.

A primeira edição redesenhada foi às bancas na semana passada. A nova Technology Review terá de 10 a 12 edições por ano, e cada edição mensal terá de 56 a 72 páginas. A variedade de assuntos também foi expandida: a revista contará com críticas e sinopses de artigos científicos e inovações. Pontin tenta dar mais impacto ao caráter de negócios das inovações tecnológica. Para tal, o editor tem recrutado escritores da Economist e da New Yorker. Segundo Victoria Shannon [The New York Times, 13/12/04], os pagamentos serão generosos – até US$ 5 por palavra em artigos de temas que vão de ‘O futuro dos livros’ a ‘Nós podemos aprender com os robôs’.

Alguns especialistas em mídia afirmam que a Technology Review, assim como a Scientific American e a Popular Science, está tentando tirar vantagem de um novo interesse na descoberta de tecnologia. Versões da revista estão sendo publicadas também na China, na Rússia, na Polônia, na África do Sul e na Alemanha.

Lançada em 1899, durante o boom tecnológico do final do século 19, a Technology Review vem sobrevivendo às novas publicações que seguem seu estilo, como a Industry Standard e a Red Herring, que quebrou em 2002. Porém, mesmo tendo superado a crise que atacou os sítios de internet, a Review ainda tem que correr atrás para fechar sua receita anual sem prejuízo. A revista, subsidiada pelo M.I.T., custa US$ 5, mas cerca de 95 mil de seus 315 mil leitores não pagam para lê-la. R. Bruce Journey, executivo-chefe da Technology Review Inc. (companhia sem fins lucrativos que pertence ao M.I.T.), afirma que a empresa está trabalhando o máximo possível para não fechar o ano no vermelho.