A emissora mexicana Televisa anunciou, na quarta-feira (19/7), que abriu processo contra o grupo Univision Communications, seu parceiro nos EUA, pelo direito de distribuição de novelas e outros programas na internet americana.
Uma cláusula no contrato entre as duas companhias proíbe que elas transmitam programas online nos EUA. A cláusula expira em 19 de dezembro deste ano, e a Televisa – maior companhia de mídia do México – pretende começar a explorar suas possibilidades na internet. O alvo principal é o público latino jovem dos EUA, e as armas são a transmissão de programas na rede, serviços de download de músicas e salas de bate-papo.
A Televisa sofreu um grande golpe em junho quando um grupo liderado pelo investidor americano-israelense Haim Saban ofereceu US$ 12,3 bilhões pela compra do Univision, desbancando sua oferta inicial pela companhia parceira. A empresa mexicana, que já possui 11% do Univision, afirmou que pode vir a fazer uma nova oferta pelo resto do grupo ou pode ainda vender suas ações – o que a libertaria do compromisso de compartilhar programação e negócios com a parceira, acordo que vence apenas em 2017. O Univision, com sede em Los Angeles, é o maior grupo de mídia em língua hispânica dos EUA. Informações de Noel Randewich [Reuters, 19/7/06] e Bloomberg News [20/7/06].