‘Quantas assinaturas do The Daily, jornal criado pela News Corporation exclusivamente para o iPad, foram vendidas desde que o período de experimentação gratuita terminou na semana passada?’, indaga, em seu blog, Jeff Bercovici [Forbes, 30/3/11]. Segundo o publisher Greg Clayman, o aplicativo foi baixado 500 mil vezes. A Apple vendeu em torno de 20 milhões de iPads até agora – 14,8 milhões só no ano passado. Portanto, algo como 2,5% dos usuários de iPad ao menos experimentaram o The Daily.
Bercovici também apurou que o jornal tem 75 mil ‘usuários regulares’, o que significa que 15% dos que fizeram o download gostaram o suficiente para continuar a acompanhar o jornal, pelo menos enquanto era gratuito. Este número seria maior se a versão inicial não desse tanto problema –a News Corporation chegou a ter de pedir a usuários para deletá-lo e instalar um novo aplicativo. Uma porta-voz do The Daily recusou-se a comentar estes dados. Segundo estimativas do jornalista e consultor de mídia Jeff Jarvis, seriam necessários 750 mil assinantes ao preço atual de US$ 0,99 por semana ou US$ 40 ao ano antes de se chegar ao ponto de equilíbrio.