Wednesday, 27 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

The Daily em versão inglesa, Guardian nos EUA e Forbes na Argentina

A News Corporation lançou, sem alarde, o jornal para iPad The Daily no Reino Unido. Não se trata, na verdade, de uma versão inglesa, já que o conteúdo é basicamente o mesmo da edição americana. A taxa de assinatura é de 0.69 libras (1,90 real) por dia ou 27.99 libras (78 reais) pelo pacote anual – nos EUA, o jornal custa $0.99 (1,75 real) e $39.99 (em torno de 70 reais). Falta saber se o público no Reino Unido se interessará por um veículo com foco em notícias americanas. O The Daily foi lançado nos EUA em fevereiro. Na ocasião, Rupert Murdoch afirmou que havia investido US$ 30 milhões no projeto e contratado 100 jornalistas.

***

O diário britânico Guardian, por sua vez, lançou uma versão americana de seu site. O GuardianNews.com começou apenas como uma homepage – clicando nos links, o leitor é direcionado aos artigos no Guardian.co.uk. Mas Janine Gibson, editora da operação americana do grupo Guardian News & Media, afirmou que o site será construído gradualmente, o que permitirá que as preferências do público sejam avaliadas e que a página cresça tendo como base o comportamento dos leitores. “Estamos começando pequenos, mas pensando grande”, brincou. “É fantástico saber que teremos liberdade para inovar e experimentar com novas formas de jornalismo digital com apoio total da marca Guardian”.

***

A revista Forbes anunciou o lançamento, marcado para outubro, de sua 19ª edição: a Forbes Argentina será produzida em parceria com a DRP, divisão de revistas do Grupo 23. A revista será publicada em espanhol, com distribuição de 15 mil exemplares. Dirigida por Alex Milberg, ex-editor da Newsweek Argentina, terá conteúdo local combinado com material da edição americana. A Forbes tem edições na África, Bulgária, China, Croácia, República Checa, Índia, Indonésia, Israel, Coréia, Cazaquistão, Látvia, Oriente Médio, Romênia, Polônia, Eslováquia, Rússia, Ucrânia e Turquia.

***

O Huffington Post lançou o HuffPost DC, voltado para notícias sobre Washington. O site tem, além de matérias compiladas de outras fontes, artigos originais. A estreia teve reportagens sobre possíveis atrasos no metrô por conta de uma obra que será feita no próximo ano, problemas em abrigos de animais e a investigação sobre uma suposta gangue que age em um shopping center. Washington é a sexta cidade americana a ganhar uma página local do Huffington Post. As outras são Chicago, Los Angeles, Nova York, Denver e São Francisco.

Com informações de Talking Biz News [13/9/11], Washington Post e Guardian [15/9/11]