Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Tribune corta empregos para reduzir despesas

A Tribune Co. anunciou na segunda-feira, 7/6, que planeja cortar cerca de 200 empregos de sua área editorial como parte de um esforço para diminuir custos. A companhia com sede em Chicago, dona do Chicago Tribune, do Los Angeles Times e de outros 12 jornais diários, afirmou que os cortes mal chegariam a 1% de seu contingente, que é de 20 mil funcionários.

A empresa também é dona da estação de rádio WGN-AM, de 26 emissoras de TV e do time de baseball Chicago Cubs. No comunicado, ficou claro que as operações de transmissão não serão afetadas pelos cortes, afirma Leon Lazaroff [Chicago Tribune, 8/6/04].

Segundo Jack Fuller, presidente da Tribune Publishing, ‘algumas categorias publicitárias não chegaram ao nível dos planos agressivos que tínhamos para este ano’. Ele adicionou que ‘os cortes serão limitados a poucos jornais, incluindo o Los Angeles Times‘.

Desde o início do ano, diversos fatores contribuiram para que as vendas de anúncios publicitários no Los Angeles Times, jornal de maior circulação da grupo, caíssem drasticamente.

De acordo com o porta-voz da companhia, Gary Weitman, todos os jornais foram orientados a tomar medidas para conter seus próprios gastos. ‘Cada jornal está tomando suas próprias decisões sobre como agir diante deste assunto’, afirmou ele.

A última grande redução de equipe da companhia aconteceu em 2001, quando uma reestruturação cortou 1.700 empregos através de um programa de demissões e aposentadorias voluntárias.

Em 2003, a Tribune Co. dobrou seus lucros, mas em abril deste ano a companhia anunciou que não se encontrava em uma boa situação, por causa de perdas de investimento.