Quase 90% dos telespectadores pulam sempre os comerciais nos seus gravadores de vídeos digitais. Ainda assim, a TV permanece o veículo publicitário mais memorável, segundo pesquisa divulgada esta semana pela YouGov, para a Deloitte. Mais de metade dos entrevistados disse que os comerciais exibidos na TV eram mais lembrados do que os de qualquer meio, seguidos pelos jornais (10%), vídeos online (2%) e banners online de iPhones e iPads (1%).
Ainda segundo os entrevistados, alguns fatores encorajariam as pessoas a assistirem a mais comerciais, como menos intervalos (48% das pessoas), campanhas mais memoráveis (32%) e comerciais mais curtos (17%). ‘Questões sobre a relevância dos anúncios da TV tradicional vêm sendo levantadas há anos, mas, quando perguntados pelo formato de vídeo favorito, os entrevistados ainda respondem pelo padrão de 30 segundos’, contou James Bates, da Deloitte. ‘O que a TV faz de melhor – a tela e a construção da marca – é um desafio para o online. O anúncio online é melhor na busca, como eram anteriormente os classificados em jornais’.
Nem tudo, no entanto, são flores para os comerciais televisivos. ‘Entre as grandes preocupações da TV está a mensuração. Enquanto a TV gera bilhões de impactos comerciais todos os dias, é difícil medir precisamente quantos são vistos’, comentou Bates.
A faixa etária que é mais atraída pelos comerciais na TV são aqueles de 18 a 34 anos. Já 1/3 dos com mais de 55 anos disseram que nenhuma forma publicitária os impactava. Participaram da pesquisa 4.199 pessoas, entre 9 a 12 de julho. Informações de John Plunkett [The Guardian, 24/8/10].