A missão americana no Iraque termina oficialmente no dia 31/8, mas, diante da cobertura da TV sobre a saída das tropas de combate do país, na semana passada, grande parte da população pode ter concluído que ela já chegou ao fim.
‘Estamos com as últimas tropas de combate no Iraque’, anunciou o correspondente da NBC, Richard Engel, diante de imagens de um comboio que seguia em direção à fronteira com o Kuait. O movimento dos tanques de guerra, mostrado ao vivo no telejornal da emissora e retransmitido pela MSNBC, sugeria que o momento simbolizava o fim da guerra. Os canais a cabo Fox News, MSNBC e CNN disputavam a cobertura da chegada da brigada ao Kuait.
Nem tão fim assim
Segundo a Casa Branca, mais de 50 mil soldados permanecerão no país. Sua missão será treinar o Exército iraquiano. No dia 31/8, a operação chamada de ‘Liberte Iraque’ será rebatizada de ‘Novo Amanhecer’. A NBC pediu autorização para divulgar imagens ao vivo da retirada há semanas, gerando controvérsia no Exército, com críticos alegando que a presença de repórteres daria atenção exagerada ao fato. Informações de Brian Stelter, do New York Times [18/8/10].