Em discurso à classe de 2010 da Universidade de Michigan, o presidente Barack Obama disse que o ‘efeito de eco das notícias’, ocasionado pela repetição de informações – tendenciosas e nem sempre verdadeiras – que acabam sendo amplificadas e tidas como verídicas pela mídia, é um obstáculo à civilidade e ao discurso público racional.
No entanto, pesquisa encomendada pelo programa 60 Minutes e pela revista Vanity Fair sugere que a população não compartilha desta ideia. A maior parte dos 1.026 adultos entrevistados acha que a rede de TV liberal CNN e a conservadora Fox News são mais ‘confiáveis’ que outros grandes jornais e emissoras. Para 32% dos pesquisados, a CNN é a fonte de notícia mais confiável, com 29% escolhendo a Fox. Se for levado em consideração a filiação política, metade dos que se identificam como republicanos escolheu a Fox, enquanto 46% dos democratas ficaram com a CNN.
Já as emissoras abertas foram escolhidas como as ‘mais confiáveis’ por apenas 13% dos entrevistados, seguidas pelos jornais New York Times (8%) e Wall Street Journal (4%) e pelo programa The Daily Show (4%), que, exibido pelo canal americano Comedy Central, mistura jornalismo e humor. Informações de Michael Calderone [Yahoo News, 3/5/10].