Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

UE tenta frear obesidade entre jovens

A União Européia estabeleceu o prazo de um ano para a indústria alimentícia acabar com a publicidade de comida não-saudável para crianças e dar às embalagens mais informações sobre os produtos.

Segundo George Parker e John Mason [The Financial Times, 20/1/05], o comissário de saúde da UE, Markos Kyprianou, afirmou que é necessária uma ação urgente para segurar o avanço da obesidade na Europa, principalmente entre os jovens. Kyprianou disse acreditar que a auto-regulamentação seria o caminho mais eficiente e rápido, mas avisou que a Comissão Européia recorrerá à lei se não houver progresso. Algo parecido já ocorreu na UE quando a Comissão proibiu a propaganda de cigarro nos jornais.

Pesquisa recente revelou que o problema da obesidade na Europa é maior nos países do Sul. Na Itália, 36% das crianças na faixa de 9 anos são obesas. A CIAA, grupo europeu da indústria alimentícia, declarou que já está trabalhando com a Comissão para desenvolver novas propostas de anúncios publicitários e embalagens informativas.