Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Última entrevista coletiva de Bush é incerta

Pouco acessível a jornalistas nos últimos meses e enfrentando uma crise de popularidade, o presidente George W. Bush ainda não decidiu se irá realizar uma última coletiva de imprensa antes de passar o cargo a Barack Obama, em janeiro. A informação é da porta-voz da Casa Branca, Dana Perino. ‘Não me surpreenderia se houvesse uma [coletiva] antes de deixarmos a Casa Branca, mas também é possível que não haja nada’, afirma.


Bush ainda conversa com profissionais de mídia em alguns eventos, como fez no encontro do G-20, em Washington, e em encontros com líderes de outros países, como o colombiano Alvaro Uribe, em setembro, e o sul-coreano Lee Myung-bak, em agosto. Alguns veículos de comunicação chegaram a conseguir entrevistas exclusivas. Ainda assim, a última entrevista coletiva do presidente em Washington – a 43ª em seus oito anos de governo – foi realizada em julho.


Perto da eleição presidencial, que ocorreu no início de novembro, assessores de Bush chegaram à conclusão de que seria melhor não realizar mais coletivas, que poderiam interferir na campanha presidencial ou servir de confronto direto sobre a crise econômica. Em uma entrevista deste tipo, o presidente republicano – um dos menos populares da História – seria questionado sobre a bagagem que passa para Obama, com duas guerras, recessão econômica e alta taxa de desemprego. Além disso, ele teria que responder como suas práticas diferem das do novo presidente democrata, no que se refere ao modo de encerrar a guerra no Iraque, socorrer as montadoras e recuperar a economia. Informações da AFP [18/11/08].