Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Usuários do Facebook superam leitores de jornais

Há mais usuários do Facebook do que leitores de jornais no mundo árabe, revelou uma pesquisa da agência Spot On Public Relations, com sede em Dubai. Existem mais de 15 milhões de assinantes da rede social e menos de 14 milhões de cópias diárias de jornais em árabe, inglês e francês na região.


Os números confirmam a crescente popularidade das plataformas de interação social e sugerem que elas estão começando a definir como os árabes buscam e compartilham informações. No Egito, o Facebook tem mais de 3,5 milhões de usuários, número superior à tiragem de qualquer grande jornal do país. Até na conservadora Arábia Saudita as pessoas adotaram rapidamente o Facebook – depois do Egito, é o país com mais usuários. Estima-se também que 1/3 da população dos Emirados Árabes Unidos estejam no Facebook.


A maior parte dos 300 milhões de moradores da região é jovem e o uso da internet é crescente. Em sociedades nas quais as liberdades políticas são severamente limitadas, muitos recorrem ao Facebook como alternativa para se comunicar. A pesquisa, no entanto, não dá detalhes sobre como a rede é usada nos países árabes – por exemplo, o quanto é usado para conversar e fazer amigos e o quanto para realizar campanhas políticas e sociais. Informações de Magdi Abdelhadi [BBC, 24/5/10].