Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Valor de mercado da Apple ultrapassa o da Microsoft

O valor de mercado da Apple em Wall Street chegou a US$ 222,12 bilhões na quarta-feira [26/5], ultrapassando o da Microsoft, de US$ 219,18 bilhões. As duas companhias foram responsáveis por uma revolução de computadores pessoais nos anos 70, mas a Microsoft rapidamente se tornou um dos negócios mais rentáveis já criados.


Por quase duas décadas, a Microsoft dominou a relação que a maior parte das pessoas tem com seus computadores, o que era refletido na capitalização de ações. O valor crescente da Apple revela uma importante mudança cultural, em que o gosto dos consumidores passa a ter maior influência no setor de tecnologia do que as necessidades das empresas.


Enquanto o bom desempenho da Microsoft depende mais em manter o status quo, a Apple está em batalha constante para criar algo novo, diz Peter A.Thiel, co-fundador do PayPal e investidor do Facebook. ‘A Apple é uma aposta na tecnologia’, resume. Hoje, embora ainda venda computadores, grande parte dos lucros da companhia vem de aparelhos móveis – como o iPod, iPhone e o recém lançado iPad. E ainda que a indústria tecnológica tenha vendido, no ano passado, 172 milhões de smartphones e 306 milhões de PCs, as vendas dos primeiros cresceram a um ritmo cinco vezes mais veloz. Informações de Miguel Helft e Ashlee Vance [New York Times, 26/5/10]