Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Veículos unem forças para cobertura regional

Reportagem de Allison Romano para a Broadcasting & Cable [25/7/05] reporta que os departamentos jornalísticos de emissoras de TV locais americanas têm feito parcerias com jornais para melhorar seu conteúdo. Os canais de televisão comumente têm poucos repórteres para cobrir muitas pautas, por isso a contribuição de uma redação associada é sempre bem-vinda. ‘Ganhamos o poder de 250 repórteres’, comenta Shannon High-Bassalik, vice-presidente de jornalismo da WFOR de Miami, que tem um acordo com o Miami Herald.

Segundo uma pesquisa da Ball State University, já existem cerca de 100 estações que têm acordos desse tipo com algum jornal. Unidos, estes veículos tradicionais tentam segurar a evasão de público para a internet.

A simbiose de profissionais de meios diferentes, no entanto, não é nada fácil. Os repórteres de jornal muitas vezes enxergam seus colegas de televisão como incapazes de produzir conteúdo com profundidade, o que gera ressentimentos. O gerente-geral do canal KWTV de Oklahoma, Rob Krier, conta que foi difícil convencer seus repórteres das vantagens de colaborarem com os jornalistas do diário The Oklahoman. Mas a direção da emissora pressionou e levou a parceria adiante. O projeto teve como resultado um portal noticioso de internet que tem 20 milhões de page views mensais.