Friday, 27 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Vencedor de Pulitzer teve aplicativo para iPhone recusado

O executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, aparentemente acredita que sua empresa cometeu um erro quando rejeitou um aplicativo para iPhone de Mark Fiore, primeiro cartunista online vencedor de um prêmio Pulitzer. Fiore trabalha para o SFGate.com. Em dezembro, a Apple teria recusado um aplicativo sugerido por ele por incluir cartuns que ridicularizavam figuras públicas. Aplicativos podem ser rejeitados pela empresa se o conteúdo for considerado ‘ofensivo, obsceno, pornográfico ou difamatório’.

Em resposta a um e-mail do cliente Robert Williamson, que teria protestado contra a decisão da Apple, Jobs admitiu que ‘foi um erro que seria corrigido’. A mensagem foi encaminhada para o NYTimes depois que Williamson comentou sobre a mensagem em seu blog. Jobs é conhecido por responder aos clientes de seu endereço pessoal da Apple. A resposta foi curta e rápida, como de costume. Na assinatura, lia-se ‘enviado do meu iPad’.

Depois de ganhar o prêmio Pulitzer na categoria de cartum editorial, na semana passada, Fiore decidiu enviar a solicitação do aplicativo mais uma vez. ‘Vamos ver o que acontece’, comentou. O aplicativo – chamado de NewsToons – mostra atualizações semanais de seus cartuns animados.