“Um novo capítulo do jornalismo digital”. Assim o Yahoo anunciou a contratação de Katie Couric, apresentadora da rede de TV americana ABC News, como “âncora global” do portal de internet. “A profunda experiência de Katie, sua curiosidade intelectual e seu carisma fazem dela a âncora perfeita para o Yahoo News e para toda a rede Yahoo”, afirmou a executiva-chefe da companhia, Marissa Mayer, acrescentando que a jornalista será “o rosto do Yahoo News”.
Katie assumirá o cargo em 2014, mas o talk show que leva seu nome – e que está na segunda temporada – continuará sendo exibido na ABC News. Sua saída não tem relação com a parceria firmada entre a ABC News e o Yahoo em outubro de 2011, em que profissionais da TV, como George Stephanopoulos e Jonathan Karl, aparecem em vídeos exclusivos para o portal.
Ao ir de uma grande rede de TV para um portal de internet, Katie segue os passos recentes de alguns funcionários do New York Times. Há poucas semanas, foram anunciadas as chegadas de Matt Bai, chefe da editoria de política da New York Times Magazine, e David Pogue, colunista de tecnologia do jornalão. Megan Liberman deixou em setembro seu cargo como subeditora do Times para ser editora-chefe do Yahoo. Curiosamente, no próximo ano o Yahoo mudará de endereço em Manhattan, deixando o prédio no Bryant Park e indo para o antigo edifício do Times.
O maior site de notícias do mundo
O Yahoo tem uma audiência gigantesca, atingindo 800 milhões de pessoas mensalmente – a cobertura ao vivo das eleições de 2012 foi vista por 10 milhões de pessoas. Parte desta audiência é oriunda de antigos proprietários de emails do Yahoo, outra de internautas que não se sentem confortáveis com buscadores como Google ou Bing, e ainda há a que vem de parcerias do portal com agências de notícias como Associated Press e Reuters, que divulgam seu conteúdo no Yahoo News.
“Por uma margem bem grande, somos o maior site de notícias do mundo – quase o dobro do maior rival”, diz Rob Barrett, vice-presidente de notícias e finanças do Yahoo. “Mas lutamos para ter uma identidade além de fornecedor de notícias. A contratação de Katie simboliza nossa ambição de trabalhar com uma das melhores jornalistas da mídia tradicional, mas que tem a habilidade de transcender a mídia e se conectar realmente com o público”.
Momento de transição
Megan Liberman, a nova editora-chefe do Yahoo, explica que o portal está tentando construir sua identidade, o que significa trazer grandes nomes que as pessoas reconhecem e que acrescentem algo ao diálogo. O objetivo é trazer nomes conhecidos que sirvam como alicerces e ter repórteres menos experientes preenchendo os espaços. Os “alicerces” também ajudarão o portal experimentando novas maneiras de atingir audiência, por meio de vídeos, redes sociais e projetos desenvolvidos no laboratório do Yahoo.
Os planos do portal parecem motivadores, mas há quem questione se são suficientes para que uma jornalista de carreira sólida, como Katie Couric, deixe seu emprego em uma grande rede de televisão. “Existem sempre questões sobre deixar um trabalho que você tem por um longo tempo. Eu tive dúvidas sobre deixar um emprego que tinha por um bom tempo, um dos mais seguros na indústria. E o Times é um ótimo lugar”, opina Megan. “Mas o Yahoo está em uma posição peculiar de ter esta imensa audiência e grande escala e todas essas vantagens, mas também de ter essa sensação de start up, o que é divertido”.
Pogue acredita que a oferta que recebeu do portal foi irrecusável: liberdade de tempo, espaço e formato para seu trabalho, possibilidades de criação com a plataforma digital e a incrível audiência do Yahoo. Para Bai, os tempos mudaram. “Deixar o Times não significa mais a morte da carreira”, resume.