A gigante americana Viacom, proprietária da MTV, comprou a companhia Viva Media, que controla dois canais musicais na Alemanha. A MTV também tem dois canais no país e os da Viva eram seus principais concorrentes.
O co-presidente da Viacom, Tom Freston, disse que não teme que a autoridade antitruste alemã se oponha ao negócio de US$ 372 milhões, porque ela está mais preocupada com o mercado de TV de modo geral, e não com o monopólio sobre uma certa faixa de público. MTV e Viva deixam de concorrer pela atenção dos jovens, mas seus quatros canais combinados têm apenas 2% da audiência total.
Freston diz que os canais Viva terão sua programação alterada e que, talvez, um deles vire Nickelodeon, voltado para crianças. A Viacom, segundo ele, tem interesse em se expandir na Alemanha, pois é o segundo mercado mundial de televisão em volume de publicidade, e está relativamente atrasado na migração para o sistema de TV digital. ‘Nossas intenções para o mercado alemão são de longo prazo e permanentes’, afirmou à reportagem do New York Times [25/6/04].