A oitava edição do Congresso da Associação de Jornalistas do Vietnã, em 13/8 em Hanoi, terminou com a criação de um código de ética profissional para o jornalismo no país. Nele, os jornalistas e veículos de comunicação são estimulados a mostrar ‘lealdade absoluta à causa da construção e proteção do Vietnã socialista’, a servir ao público, trabalhar com honestidade e objetividade e respeitar a verdade. O código também alerta os jornalistas a não abusarem de sua profissão por interesses pessoais ou atividades ilegais. Um relatório do Congresso afirmou que há, hoje, mais de 550 organizações de imprensa, mais de 700 publicações e mais de 13 mil jornalistas no país. Informações da Vietnam News Agency [14/8/05].
Fofocas vendem mais que notícias
O mais recente relatório do Audit Bureau of Circulations revela que, no mercado editorial americano, fofocas estão em alta e notícias, em baixa. Nos seis primeiros meses de 2005, revistas dedicadas à vida das celebridades de Hollywood tiveram aumento significativo de circulação e venda em banca. Categorias consideradas ‘mais sérias’, informa Roben Farzad, do New York Times [16/8/05], continuam a lutar por dias melhores. Enquanto People, da Time Inc., continua a liderar as vendas no setor, títulos como In Touch, da Bauer Publishing, e Us Weekly, da Wenner Media, lideraram o crescimento do período: aumento de 49,7% e 23,9% em circulação, respectivamente. Revistas dedicadas ao público masculino, como a GQ, da Condé Nast, e a Esquire, publicada pelo grupo Hearst, não tiveram aumentos. Títulos noticiosos semanais continuam em queda, o que pode ser explicado pela migração dos leitores para a internet. A Time manteve a mesma circulação do ano passado, e a Newsweek teve um crescimento de 1,8%, mas ambas sofreram queda nas vendas em banca.