Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Volkswagen processa por anúncio falso

A Volkswagen vai entrar com ação na justiça contra Lee e Dan, dupla que costuma lançar pegadinhas na internet contra grandes empresas, por danos a sua reputação e pela associação da marca de automóveis ao terrorismo. De acordo com Stephen Brook [The Guardian, 26/1/05], a dupla teria criado e divulgado na internet falso anúncio publicitário, no qual um homem usando lenço preto e branco na cabeça dirigia um Polo pelas ruas de Londres antes de explodir num restaurante. No fim da peça aparecia o slogan: ‘Polo: pequeno, mas forte’. A companhia negou qualquer envolvimento com a propaganda.

Quem está por trás da pegadinha?

O diretor de relações públicas da VW, Paul Buckett, disse a Nat Ives [The New York Times, 27/1/05] que a maior dificuldade é que o público em geral não sabe quem está por trás da propaganda na internet.

A VW admitiu não ter meios de localizar Lee e Dan, mas declarou estar preparada para processar os dois. A dupla pediu desculpas pelo filme que, segundo ela, teria custado 40 mil libras, mas se recusou a revelar sua verdadeira identidade ou explicar como foi patrocinada.

Uma investigação do portal da MediaGuardian na internet conseguiu rastrear o diretor da pegadinha, Stuart Fryer. Ele disse que ficou horrorizado com a reação à propaganda e que não tinha nenhuma intenção de que o filme se tornasse público. O diretor ainda desmentiu a declaração de que a produção teria custado 40 mil libras e disse que foram usadas cerca de 400 libras, apenas.