Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

‘Voto declarado’ perde força

Com a aproximação da eleição presidencial americana, diversos jornais dos EUA estão declarando seu apoio a George W. Bush ou John Kerry, seguindo uma tradição da imprensa americana, mas que parece estar perdendo força. Segundo Greg Mitchell, editor da revista Editor and Publisher, que faz um acompanhamento de qual publicação apóia qual candidato, muitos dos diários estão deixando de fazer um opção política aberta.

A mudança de postura foi possivelmente proporcionada por pesquisas que apontam que o público não acha apropriado que a imprensa recomende votar em algum dos presidenciáveis. Em 2000, a Editor and Publisher fez uma pesquisa em que 70% dos leitores de jornais eram dessa opinião.

No entanto, como destaca Jennifer Harper, do Washington Times [19/10/04], mesmo reduzida, se a recomendação de voto da imprensa afetar 5% do eleitorado, já pode fazer uma grande diferença num pleito acirrado como promete ser o americano. Até o dia 18/10, 48 jornais haviam publicado editoriais pregando o voto em Kerry, contra 34 de Bush. Ao todo, entre 175 e 250 publicações costumam ‘declarar voto’ nos EUA.