O site de notícias sobre o mercado de tecnologia Re/code foi comprado pela empresa Vox Media, dona dos sites Vox.com, The Verge e SB Nation. Criado e dirigido pelos jornalistas Walt Mossberg e Kara Swisher, o Re/code é conhecido pelos furos de notícias de bastidores do mercado de tecnologia e pelas conferências que organiza com a presença de pessoas influentes do Vale do Silício.
O site foi criado após Mossberg e Kara deixarem o Wall Street Journal, onde mantinham o popular blog de tecnologia All Things D. Porém, apesar de ter uma respeitável reputação, o Re/code não conseguiu atrair uma grande audiência e acabou ficando para trás de veículos como Vice, BuzzFeed e Vox, que atualmente estão avaliadas em centenas de milhões de dólares e atraem tráfego de mais de 200 milhões de usuários por mês. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado comScore, o Re/code recebe cerca de 1,5 milhão de usuários mensalmente. “Todo mundo é maior do que a gente. Não é segredo que ser um peixe pequeno é muito difícil”, disse recentemente Kara Swisher, em uma entrevista ao New York Times.
A negociação, que não teve seus valores e termos revelados, irá possibilitar que o conteúdo do Re/code alcance uma audiência mais ampla. Em abril de 2015, a Vox Media atraiu cerca de 52 milhões de usuários dos EUA. Apenas o The Verge, site de tecnologia do grupo, atraiu 12 milhões.
Apesar do The Verge e o Re/code cobrirem a mesma área, executivos da Vox Media ressaltam que um estudo interno indicou que apenas 3 % do conteúdo dos dois sites são similares. “O The Verge não é exatamente uma publicação sobre negócios”, diz Nilay Patel, editor-chefe do site. Já o Re/code é conhecido por cobrir de perto o mercado da indústria de tecnologia.
Num post confirmando a negociação, Kara e Mossberg afirmaram que não haverá grandes mudanças. “Nós queremos garantir a você que essa combinação irá apoiar e enriquecer o Re/code, e nós iremos continuar a publicar sob o mesmo nome e liderança, com independência editorial”, dizia a nota.
A aquisição do Re/code pela Vox Media e sua dificuldade em atrair uma maior audiência refletem a crise que vem atingindo o mercado de sites que cobrem a indústria de tecnologia.
De volta à vida
Em março de 2015, o GigaOm, um dos primeiros sites dedicados a reportar notícias sobre as empresas do Vale do Silício, anunciou que estava fechando devido a problemas financeiros. Na ocasião, analistas de mídia alertaram que era preciso cautela para o lançamento de novas publicações online e levantaram questões sobre a viabilidade do modelo de negócios do GigaOm, que combinava pesquisa com eventos.
Recentemente, a startup Knowingly Corp, de Austin, no Texas, afirmou que adquiriu o GigaOm e que pretende relançá-lo em agosto. A empresa não divulgou detalhes da transação e o anúncio pegou até os ex-funcionários do site de surpresa.
O dono da startup, Byron Reese, afirmou apenas que a Knowingly Corp compraria o site gigaom.com e seus arquivos. “Nós estamos animados em ser um novo capítulo na história do GigaOm e esperamos continuar nossa missão de humanizar o impacto da tecnologia”, afirmou Reese no anúncio da compra.