Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Warren Buffett compra 28º diário

A unidade de jornais da holding internacional Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, comprará o Tulsa World, aumentando o número de pequenos e médios diários de sua propriedade para 28. A publicação de Tulsa, no estado de Oklahoma, tem tiragem diária de 95 mil cópias.

A venda foi anunciada no início da semana. Os detalhes do acordo, que deve ser finalizado em março, não foram revelados. “O Tulsa World é um jornal especial em um mercado proeminente, e estamos honrados em ter a oportunidade de ser proprietários dele”, disse Terry Kroeger, que administra os jornais da Berkshire. Robert Lorton Jr., presidente da World Publishing Company, atual dona do Tulsa World, afirmou que a venda do título para a Berkshire garantiria um futuro seguro para a publicação. “A indústria jornalística tornou-se um modelo de negócios difícil em uma sociedade em mudanças, em especial para jornais locais familiares”, completou.

Portfólio

Além de diários, a Berkshire é proprietária de outros 40 jornais, publicações mensais e revistas regionais em estados como Nebraska, Iowa, Texas, Oklahoma, Virginia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Alabama e Flórida. No ano passado, a holding comprou 63 jornais da Media General por US$ 142 milhões (cerca de R$ 280 milhões) para lançar sua unidade de jornais, e fechou o Manassas News & Messenger, da Virginia, que não estava em boa situação em seu mercado local. Desde então, o grupo continuou a comprar jornais, com o acréscimo do News & Record, da Carolina do Norte, no mês passado, e, agora, do Tulsa World.

Buffett já garantiu que não influenciará as políticas editoriais das publicações que compra. Os jornais ainda são uma parte relativamente pequena da Berkshire Hathaway, que tem mais de 80 subsidiárias e ações em grandes empresas como Coca-Cola, Wells Fargo e IBM.