Artigo de John Fund no Wall Street Journal [17/1/05] ironiza a iniciativa do governo francês de criar um canal de notícias internacional para fazer frente a líderes de audiência como os anglo-americanos CNN e BBC. O autor afirma que, com o financiamento estatal – escasso, por sinal –, a emissora dificilmente deixará de ser um veículo de propaganda de Jacques Chirac. Além do mais, para ele há o problema de que apenas 3% da população do planeta falam francês, o que inviabilizaria uma programação neste idioma. A falta de audiência significaria também ausência de patrocinadores.
A visita do senador John Kerry, candidato derrotado por Bush, ao presidente Chirac, duas semanas atrás, pode ter estimulado o francês a liberar logo os US$ 40 milhões que seu governo pretende investir no projeto, especula o artigo. Fund acrescenta que a ação pode se tratar de jogada política interna, pois, ao reforçar a oposição a Bush no cenário internacional, Chirac ganha popularidade, o que o ajudaria a conquistar um inédito terceiro mandato. Distanciar-se do presidente americano, pelo menos na Europa, parece ser receita de sucesso, como demonstrou a reeleição de Gerhard Schroeder na Alemanha, em 2002.