Uma nova iniciativa do portal Yahoo! irá encorajar usuários a enviar relatos noticiosos em primeira pessoa, conselhos e fofocas de celebridades. A ideia é que a Rede de Colaboradores do Yahoo! acrescente um toque mais pessoal aos artigos já existentes nas seções de notícias, finanças e entretenimento.
A rede é uma ramificação da Associated Content, site de jornalismo cidadão comprado pelo Yahoo! no começo do ano. Editores irão escolher o que será publicado. Em alguns casos, serão solicitados artigos sobre temas específicos, como relatos em primeira mão da cena de um tiroteio ou de uma manifestação política, por exemplo.
Usuários que tiverem o trabalho publicado serão pagos de acordo com a quantidade de tráfego gerado, embora os valores sejam, em geral, menores do que os pagos a jornalistas profissionais. O modelo é semelhante ao Demand Media, outra empresa que usa artigos de jornalistas-cidadãos.
Para Luke Beatty, vice-presidente e gerente geral do Yahoo!, a quantidade de conteúdo da rede que aparecerá no portal pode variar. Mas, em geral, não será a maioria dos artigos. ‘Estamos interessados em acompanhar temas que normalmente não conseguimos cobrir, como esportes de escolas’, explicou. Informações de Verne G. Kopytoff [New York Times, 15/11/10].