Alguns usuários do YouTube ganharam um presente especial de Natal. O site de compartilhamento de vídeos anunciou que dará US$ 1 mi para a compra de equipamentos a 500 ‘parceiros de conteúdo’, como são chamados os internautas membros do Programa de Parcerias do site, que costumam postar vídeos produzidos por eles próprios. O objetivo é ajudá-los a produzir vídeos de ainda mais qualidade e atrair, assim, mais audiência – e lucros publicitários. No total, serão distribuídos US$ 500 mil por meio de créditos na B&H Photo, loja de equipamentos eletrônicos favorita do co-fundador do Google, Sergey Brin.
Segundo o YouTube, há 1,5 mil participantes no seu Programa de Parcerias no mundo todo, por meio do qual há compartilhamento de lucros com anúncios entre os criadores e produtores de conteúdo original. Esta não é a primeira vez que eles recebem algum incentivo. Em julho, foi anunciado um investimento de US$ 5 milhões – no entanto, para um grupo menor de parceiros. Na semana passada, o New York Times divulgou que o YouTube estava em negociações para comprar a produtora de web vídeo Next New Networks. Informações de Brian Stelter [New York Times, 22/12/10].