Conteúdo publicado originalmente pelo “Monitor do debate político do meio digital”, projeto do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso a Informação da USP.
__
Três episódios protagonizados pela Rede Globo e artistas ligados a emissora incomodaram os conservadores nas redes sociais nos últimos dias: uma campanha liderada por Caetano Veloso contra a censura da arte, uma edição do programa Encontros que debateu o caso da exposição polêmica no MAM e uma matéria no Fantástico sobre a divisão de gênero nos brinquedos de criança.
Algumas matérias impulsionadas por páginas conservadoras interpretaram os episódios como “uma campanha de ódio contra conservadores e religiosos”. O caso levou a hashtag #GloboLixo ao top trends mundial do twitter.
Do outro lado da disputa setores progressistas defenderam a posição da emissora. O ícone da discórdia foi uma senhora, Dona Regina, que criticou ao vivo durante o programa Encontros a exposição do MAM.
Selecionamos as dez matérias e os cinco posts mais compartilhados sobre o caso:
1. Gospel Prime – Fantástico defende ideologia de gênero como “brincadeira de criança”
117 mil compartilhamentos
2. Ceticismo Político – Globo abre campanha de ódio contra conservadores e religiosos com matéria difamatória no Fantástico
105 mil compartilhamentos
3. G1 – Carta aberta à Dona Regina
96 mil compartilhamentos
4. Ceticismo Político – Por que Dona Regina esmagou esquerdistas apenas dizendo a palavra “criança”?
65 mil compartilhamentos
5. Ceticismo Político – Em 9 tuítes arrasadores, Danilo Gentili faz elite artística de extrema esquerda derreter feito vampiros na luz do sol
60 mil compartilhamentos
6. Jornalivre – Lavigne tinha 13 anos quando Caetano, com 40, tirou sua virgindade. Segundo a lei penal, o que houve foi um crime
54 mil compartilhamentos
7. Ceticismo Político – Elite artística se une para proibir MBL de denunciar lei Rouanet e erotização de crianças
45 mil compartilhamentos
8. Ceticismo Político – Dona Regina representa o povo contra uma elite de artistas que não possuem sentimentos e não ligam para os humildes
33 mil compartilhamentos
9. O Reacionário – A arrogância e fascismo dos progressistas não resiste ao confronto com uma simples Dona Regina
33 mil compartilhamentos
10. Jornalivre – “Não vamos negociar valor, vamos proteger as crianças”, diz ator sobre casos “MAM” e “Queermuseu”
31 mil compartilhamentos
Postagens mais compartilhadas:
1. Juventude Contra a Corrupção – Nasce uma heroína! Dona Regina cala globais dentro de um programa da Globo! Observem também a arrogância nas reações de Andreia Horta, tanto quando argumenta quanto quando escuta Dona Regina falar.
43 mil compartilhamentos
2. Fernando Holiday – #SomosTodosDonaRegina
30 mil compartilhamentos
3. MBL – Nasce uma heroína! Dona Regina cala globais dentro de um programa da Globo! Observem também a arrogância nas reações de Andreia Horta, tanto quando argumenta quanto quando escuta Dona Regina falar.
26 mil compartilhamentos
4. MBL – Mamaefalei ACABA com Caetano Veloso e artistas da Globo que iniciaram campanha contra o MBL e em defesa do Queermuseu para crianças.
19 mil compartilhamentos
5. Magno Malta – Os cabelos brancos de Dona Regina foram suficientes para calar os incrédulos donos da verdade. Este ato de cidadania merece respeito e uma senhora idosa pode ser a nossa referência, para não aceitar calado as esquisitice dos globais.
13 mil compartilhamentos