Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Pontos em que disciplinas se cruzam e se afastam

De um lado, a escrita e a leitura filosóficas, aprofundadas e precisas, um diálogo com toda a história das ideias; do outro, o trato do cotidiano, a técnica generalista, a tentativa de traduzir o complexo a um público o mais amplo possível. O 1º Colóquio de Filosofia e Jornalismo, que ocorre em 16 de abril, das 14h às 22h, na Tenda Ortega y Gasset, da USP,propõe explorar os pontos em que se cruzam ou se afastam essas duas disciplinas, com oficinas e um ciclo de debates.

Confira a programação abaixo. Veja também o evento no Facebook.

1º Colóquio de Filosofia e Jornalismo, quarta, 16 de abril, das 14h às 22h

14h às 15h30 – Visão Crítica da Mídia

As vias de crítica à imprensa e os meios de aperfeiçoar o debate público que ela proporciona.

Dimas Antônio Künsch – é graduado em Filosofia e em Teologia, mestre em Integração da América Latina e doutor em Ciências da Comunicação. Professor de jornalismo da faculdade Cásper Líbero, coordena o programa de pós-graduação (mestrado em Comunicação) da mesma instituição.

Daysi Bregantini – é editora e diretora responsável pela revista Cult.

Urbano Nobre Nojosa – é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e doutorando em Filosofia pela Unicamp. É professor no curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP.

15h30 às 17h – Redação Jornalística

A escrita jornalística e suas as ideias de clareza, objetividade. Princípios e métodos da reportagem.

Gerson Moreira Lima – é jornalista e professor, mestre em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior e doutor em Ciências da Comunicação pela USP.

Jornalismo, leitura e redação

17h às 17h40 – Filósofo + Jornalista: Foucault

O filósofo francês Michel Foucault enquanto jornalista.

André Paes Leme – é bacharel e licenciado em Filosofia pela FFLCH/USP. Atualmente, é mestrando na mesma instituição, na qual realiza pesquisa na área de Estética.

17h40 às 19h – Papel do Intelectual Público

A posição dos intelectuais nos debates públicos. Formação de opinião, cultura e política.

Marcia Tiburi – é doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo autora de vários livros na área. É professora e colunista da revista Cult.

Bruno Paes Manso – formado em Economia (USP) e Jornalismo (PUC-SP), trabalhou por dez anos como repórter no jornal O Estado de S.Paulo. É mestre e doutor em Ciências Políticas pela USP. É autor do livro O Homem X – Uma reportagem sobre a alma do assassino em SP, que ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de melhor livro reportagem de 2006.

19h30 às 20h30 – Filosofia do Jornalismo

Filosofia e jornalismo são opostos? Ou complementares? É possível uma filosofia do jornalismo?

Martim Vasquez da Cunha – escritor, jornalista, doutorando em Ética e Filosofia Política pela USP, autor do livro Crise e Utopia: O Dilema de Thomas More e colaborador do jornal Rascunho.

Andrés Bruzzone – jornalista, editor e publisher com 30 anos de experiência em mídia. É doutorando em Filosofia da Comunicação pela USP.

20h30 às 22h – Leitura e Redação Filosófica

A leitura próxima e a escrita cuidadosa, atentas ao peso de cada ideia. Como se filosofa?

Ricardo Fabbrini – é bacharel, mestre e doutor em Filosofia, com especialização em Licenciatura em Filosofia, todos os cursos pela USP. Professor-doutor dessa universidade, compõe o corpo editorial de revistas acadêmicas da Unesp, da PUC-SP e da Universidade Nacional de Brasília (UNB).