Nesta quarta-feira, 15 de março, às 19h, no auditório do Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124, 22º andar, Centro, Rio de Janeiro), o jornalista e escritor Mário Augusto Jakobskind, a jornalista Beatriz Bissio (editora do Cadernos do Terceiro Mundo) e o médico David Somberg (diretor da Associação Scholem Aleichem, recém-chegado da Venezuela, onde participou do Fórum Social Mundial) vão debater o tema ‘América que não está na mídia’.
O tema em debate dá título ao novo livro de Mário Augusto Jakobskind, que é correspondente do semanário uruguaio Brecha, integrante do Conselho Editorial do Brasil de Fato e colunista do site Fazendo Media. Editado pela Associação para o Desenvolvimento da Imprensa Alternativa (Adia), o livro, que será lançado no evento, reúne uma série de artigos e análises sobre fatos omitidos ou editados de forma deturpada pela mídia conservadora. O prefácio é de João Pedro Stédile, coordenador do MST.
A idéia do livro nasceu de um curso livre – ‘América Latina que não está na mídia’ – que Jacobskind ministra na Associação Brasileira de Imprensa. Seu principal objetivo é fazer com que os leitores reflitam sobre a realidade latino-americana por conceitos diferentes dos divulgados em tempos de globalização. Para Jacobskind, a contradição entre o desenvolvimento da ‘aldeia global’ – em função da revolução tecnológica na área de comunicação – e a redução do espaço para o noticiário internacional, que a mídia enfrenta no dia-a-dia, serve também como tema de reflexão. Neste contexto, a América Latina está completamente reduzida. ‘Mas esta ‘América que não está na mídia’ pretende anular os bloqueios produzidos pelo esquema do pensamento único, tão em voga na mídia conservadora’, diz Mário Augusto. O debate é iniciativa do Instituto Casa Grande e do Clube de Engenharia.