Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Inscrições de 19 de junho a 31 de julho

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi instituído em 1978 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comitê Brasileiro de Anistia; Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Associação Brasileira de Imprensa – Seção São Paulo – ABI/SP; Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo – OAB/SP, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e Família Herzog. Desde a sua primeira edição, realizada em 1979, o Prêmio tem como finalidade:

>> Reconhecer e premiar os jornalistas que, através de seu trabalho, colaboram com a promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais,

>> Homenagear personalidades, profissionais e veículos de comunicação que se destacaram na defesa da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais e

>> Reverenciar a memória do jornalista Vladimir Herzog, preso pela ditadura militar, torturado e morto nas dependências do DOICodi, em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1975.

Categorias

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos tem abrangência nacional e recebe, neste ano, inscrições em oito categorias:

Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos)

Fotografia

Televisão: Documentário

Televisão: Reportagem

Rádio

Jornal

Revista

Internet ( material jornalístico original produzido especialmente para internet)

Inscrições

A participação no 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é aberta a jornalistas profissionais brasileiros devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTb) e suas equipes.

Os trabalhos inscritos nesta 37ª edição devem ter sido publicados ou apresentados ao público no período compreendido entre 6 de agosto de 2014 e 31 de julho de 2015.

As inscrições terão início às 12h do dia 29 de junho de 2015, com encerramento no dia 31 de julho de 2015, às 23h59, impreterivelmente.

As inscrições serão feitas pela internet através do site Prêmio Vladimir Herzog (http://www.premiovladimirherzog.org.br) mediante o preenchimento completo da Ficha de Inscrição on- line e o envio do material produzido em arquivo no formato e tamanho indicados abaixo.

Artes [ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos] (arquivo formato JPG ou PDF) – até 10MB

Fotografia (arquivo formato JPG ou PDF) – até 10MB [ se impresso, tamanho 30×40 ]

Televisão: Documentário (vide item 6.1)

Televisão: Reportagem (vide item 6.1)

Rádio (vide item 6.1)

Jornal (arquivo formato PDF) – até 10MB

Revista (arquivo formato PDF) – até 10MB

Internet (url do site e/ou print-screen no formato JPG ou PDF) – até 10MB

IMPORTANTE: No caso de inscrições nas categorias Televisão (Documentário ou Reportagem) e Rádio, cujos arquivos são geralmente bastante pesados para download, o material produzido deverá ser enviado fisicamente para o endereço abaixo, devidamente identificado com nome do autor da inscrição, título da matéria, veículo e categoria na qual o trabalho foi inscrito.

COMISSÃO ORGANIZADORA do  37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos  – Rua Padre Carvalho, 57 – Pinheiros – CEP 05427-100 São Paulo, SP

Problemas técnicos relacionados a envios de arquivos que excederem o limite acima disposto deverão ser solucionados diretamente com o Help Desk / Ajuda, disponível no ambiente da Inscrição.

Não poderão participar deste Prêmio diretores, dirigentes e funcionários das entidades que compõem a sua Comissão Organizadora, apresentada no item 18.

As inscrições estão limitadas a, no máximo, 3 (três) trabalhos por autor ou equipe de autores, em qualquer das categorias, sendo que uma mesma matéria só poderá ser inscrita em 1 (uma) categoria, observando-se as condições deste Regulamento.

A participação pode ser individual ou em equipe. Na inscrição dos trabalhos em equipe, pode haver a participação de colaboradores não jornalistas, desde que os mesmos não ultrapassem um terço (1/3) do conjunto. Nos trabalhos em equipe, deve constar em destaque o nome do responsável pelo trabalho.

Para efeito de premiação e certificação, somente serão considerados membros da equipe aqueles profissionais citados no momento da inscrição. Após a confirmação de cada inscrição, não serão aceitas alterações na Ficha de Inscrição.

Na Ficha de Inscrição devem constar os dados do concorrente e, em caso de equipe, as informações de todos seus integrantes, assinalada a condição dos colaboradores, quando houver. É obrigatório constar também um relato do roteiro de pauta e dos procedimentos de apuração. Este relato é parte fundamental no processo de avaliação das matérias inscritas.

Os trabalhos somente serão aceitos quando acompanhados da Ficha de Inscrição devidamente preenchida de maneira completa em todas suas etapas (conforme instruções durante o processo da inscrição).

A não observância destas regras implica no cancelamento da inscrição.

Premiação

Os critérios gerais para a premiação obedecerão ao princípio de estímulo à produção jornalística de interesse social e de defesa da Democracia, dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Todos os trabalhos inscritos serão analisados por uma Comissão Julgadora composta por vinte e quatro profissionais de reconhecida competência – três para cada uma das oito categorias e escolhidos pela Comissão Organizadora.

Caberá à Comissão Julgadora indicar os 3 (três) melhores trabalhos por categoria. Caberá à Comissão Organizadora escolher o melhor trabalho dos indicados de cada categoria.

A Comissão Organizadora premiará apenas um trabalho por categoria. Os premiados em cada uma das oito categorias receberão o troféu símbolo do prêmio, criado pelo artista plástico Elifas Andreato.

A Comissão Organizadora poderá conceder, a seu critério, até uma Menção Honrosa em cada uma das categorias inscritas. Neste caso, os autores receberão um Diploma.

A Comissão Organizadora reserva-se o direito de não premiar qualquer categoria, caso julgue conveniente.

Realização

A realização do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é atribuída a uma Comissão Organizadora constituída pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom e Instituto Vladimir Herzog.

A cerimônia de entrega do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será realizada no dia 20 de outubro de 2015, a partir das 20h, no Teatro da Universidade Católica – TUCA, em São Paulo.

Disposições finais

Não poderão concorrer trabalhos que não versem sobre o tema Democracia e Direitos Humanos e os que tenham sido produzidos originalmente para campanhas políticas ou veiculados como informe publicitário.

Os trabalhos premiados automaticamente passarão a fazer parte do acervo do Prêmio Vladimir Herzog e disponíveis para consulta no http://www.premiovladimirherzog.org.br sendo que, no caso de envio de material físico, o mesmo não será devolvido aos seus autores.

Os trabalhos que não obedecerem às exigências do Regulamento – em especial a indicação do número do registro profissional e o relato do roteiro de pauta e dos procedimentos de apuração – serão recusados pela Comissão Organizadora.

Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Não cabe recurso à decisão do júri e da Comissão Organizadora, que se reserva o direito de recusar qualquer inscrição que julgar inadequada aos objetivos do Prêmio, bem como cancelar as categorias que não considerar suficientemente representativas.