[do release do Museu da Imprensa]
A Prefeitura de Piracicaba assinou na tarde de domingo (28/8) um protocolo de cooperação com o Museu Nacional da Imprensa com vista ao desenvolvimento de iniciativas conjuntas na área do desenho de humor.
O protocolo foi assinado pelo Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, ex-ministro da Saúde do governo de Fernando Henrique Cardoso e pelo diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos. A assinatura do documento foi testemunhada pela Secretária da Cultura, Rosangela Camonlevy e por alguns dos mais importantes cartunistas do Brasil como Chico e Paulo Caruso, Orlando, Alcy e Santiago, entre outros.
O protocolo foi firmado no âmbito do 32º Salão Internacional de Humor que está a decorrer em Piracicaba e que o Museu da Imprensa integra com a exposição ‘Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras’.
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é realizado ininterruptamente desde 1974 e o PortoCartoon é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo.
No texto do protocolo pode ler-se:
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o PortoCartoon-World Festival são festivais irmãos, querendo esta designação sublinhar a fraternidade mobilizadora de esforços conjuntos para a valorização das suas iniciativas e para a criação de novas acções promotoras do desenho de humor e do reforço do seu reconhecimento social.
O protocolo tem por finalidade ‘a cooperação no desenvolvimento de iniciativas conjuntas para o reforço dos laços culturais entre o Brasil e Portugal através da promoção de iniciativas relacionadas com o humor gráfico; e a intercâmbio de atividades no domínio do humor e de outros campos culturais comumente interessantes’. Para isso, ambos os outorgantes ‘propõem-se organizar mostras itinerantes sobre temas que interessem aos dois países’.