As inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC), oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, foram prorrogadas até dia 31 de agosto.
Atenção às informações e normas que constam no edital disponível em nosso site. Somente serão aceitas as inscrições que tiverem sido entregues ou postadas até 31 de agosto de 2012.
Serão aceitos projetos nas quatro linhas de pesquisa do programa:
1. Cultura científica
Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura científica, propondo análises sobre a divulgação e o jornalismo científicos que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre ciências, tecnologias e sociedade. Abarca, deste modo, análises sobre a produção e circulação das ciências em revistas, jornais, museus, sites institucionais, blogs, feiras de ciências, bem como no ensino das ciências e na formação de professores. Objetiva mapear e analisar discursos, representações e significações e seus impactos culturais, sociais e políticos. Propõe, também, a produção e desenvolvimento de conteúdos jornalísticos e de divulgação das ciências, nos mais diversos veículos, não apenas como meios de comunicação, mas como espaços de experimentação da escrita, do pensamento e da formação dos profissionais da área.
2. Literatura, artes e comunicação
Esta linha de pesquisa reúne estudos sobre a produção cultural, literária e artística (cinema, vídeo, fotografia, música, teatro, artes visuais, artes performáticas etc.). Propõe reflexões sobre a produção contemporânea da cultura, por meio da descrição e análise crítica de artefatos, identificação das linhas de força que tencionam os campos culturais atuais e do exercício da intervenção cultural. Envolve investigações sobre jornalismo cultural e literário nos mais diversos veículos da imprensa e da mídia (impressa, radiofônica, televisiva, eletrônica), bem como estudos sobre as potencialidades políticas de imagens, palavras e sons na comunicação. Volta-se, também, aos estudos das interações entre artes, ciências, tecnologias e comunicação.
3. Informação, comunicação, tecnologia e sociedade
Volta-se à produção de estudos que visam a compreensão crítica, analítica e reflexiva dos processos históricos de produção e consolidação das ciências e tecnologias na contemporaneidade, e da presença e utilização de novas tecnologias para comunicação, incluindo novas mídias, internet, produção, armazenamento e cruzamento de informação. Esta linha de pesquisa ainda inclui as pesquisas realizadas no núcleo para o desenvolvimento de um sistema informatizado (Sapo) de buscas, nas mídias eletrônicas, da ocorrência de registros dos temas de C&T e do estabelecimento das dimensões quantitativas e qualitativas dessas ocorrências, com vistas a constituir indicadores culturais de C&T e a analisar o seu papel na dinâmica da cultura científica no mundo contemporâneo.
4. Percepção Pública da Ciência e Tecnologia
Estudos de percepção pública de ciências e tecnologias, incluindo pesquisas de opinião, pesquisas qualitativas, presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos de pesquisas que evidenciem a percepção das ciências e das tecnologias pela sociedade. Propõe, a partir de estudos realizados, a formulação de estratégias de comunicação e de divulgação científica, tendo em vista possibilidades efetivas de democratização de conhecimentos, processos e produtos e de participação pública nos sistemas de C&T. Investe, deste modo, na avaliação crítica das políticas de C&T nacionais e internacionais.