De 12 a 14 de junho, profissionais da mídia eletrônica brasileiros e convidados internacionais se encontram no Itaú Cultural para o Media On – 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online, organizado por meio de parceria entre a instituição e o Terra Networks, empresa líder de internet no país, para se tornar um fórum entre todos os agentes envolvidos na criação, produção e recepção de conteúdos online. Para abrir o encontro, na noite do dia 12 o futurista do New York Times, Michael Rogers, fala para convidados. Tanto essa sessão, como todas as outras têm transmissão ao vivo pelo www.terra.com.br. Novos hábitos no consumo de informação, a notícia e as novas tecnologias, as mudanças na formação e atuação do jornalista, o impacto dos blogs, podcasts e demais conteúdos independentes gerados por usuários e comunidades, a construção do conteúdo e do jornalismo colaborativo e os desafios para a mídia tradicional são alguns dos principais temas dos debates abertos ao público nos dias 13 e 14.
O evento conta com o apoio da Abracom (Associação Brasileira de Comunicação), da BBC Brasil e da CNN.com e o público poderá se inscrever para participar dos debates mediante inscrição prévia já acessível pelo site www.mediaon.com.br, criado especialmente para as atividades do fórum. Após o encerramento do seminário, no dia 14, será realizado um workshop de Jornalismo Cultural Online para estudantes de jornalismo, pesquisadores e profissionais da área, ministrado por Ricardo Calil e Jader Rosa, com participação de Lais Bodansky.
As principais mudanças nos hábitos de leitura e o consumo de informação pós-internet são o tema de abertura dos debates abertos ao público, às 9h30 do dia 13 de junho, com Márion Strecker, diretora de Conteúdo da UOL, Bob Fernandes, editor-Chefe do Terra Magazine e Cristina De Luca, diretora de Conteúdo Brasil Mídia Digital (JB Online e Gazeta Mercantil) e mediação da jornalista Lilian Witte Fibe. Eles também falarão sobre os critérios de confiança dos usuários da internet, como são escolhidos os meios de pesquisa, conforme o tipo de informação procurada, e o quanto o fato de a informação ser instantânea ajuda ou atrapalha na relação do internauta com o ciclo das notícias.
Em seguida, a partir das 11h30, o assunto é a informação e as novas tecnologias. Silvia de Jesus, vice-presidente de Internet e Inovação da RBS; Samuel Possebon, diretor editorial da Converge Comunicação e Kurt Muller, editor executivo da CNN.com falam sobre o impacto da Internet TV, dos celulares e dos novos devices na produção e entrega de notícias e como produzir conteúdo multiplataforma. O mediador é Antonio Prada, diretor de mídia do Terra.
A adaptação dos profissionais de comunicação ao novo cenário e às necessidades do consumidor de informação virtual, que está se formando neste contexto; os novos conceitos que norteiam a atividade jornalística e as mudanças que implicam no mercado profissional e nas relações de trabalho são os temas em debate no painel Mudanças na Formação e Atuação do Jornalista, ainda na quarta-feira, a partir das 15h30. O mediador é Jaime Spitzcovsky, diretor da Prima Pagina, e os debatedores são Rosental Calmon, diretor da cadeira Knight de Jornalismo e de cadeira Unesco de Comunicação da Escola de Jornalismo da Universidade do Texas; Mario Andrada e Silva, diretor editorial para a América-Latina da Agência Reuters e André Lemos, professor associado da Faculdade de Comunição da UFBA, Universidade Federal da Bahia.
O impacto do conteúdo independente gerado por usuários e comunidades; a tecnologia aliada ao design, conteúdo e interatividade na web 2.0 e 3.0 e o estudo de casos de comunidades americanas são debates do painel Comunidades e Informação: Quais são as Vozes Independentes da Internet, às 17h30. A mediação é de Fernanda Cerávolo, diretora da Vinil, e os debatedores são Matthew Melucci, diretor de Mídia da beliefnet.com; Silvio Meira, cientista-chefe da C.E.S.A.R – associação civil sem fins lucrativos cuja missão é a transferência auto-sustentada de conhecimento em tecnologias de informação entre a sociedade e a universidade, e Pedro Dória – colunista do Estado de S.Paulo e editor do blog nominimo.
No dia 14, a partir das 9h30, Helio Gurovitz, diretor de redação da revista Época media o debate em torno dos seguintes temas: o impacto dos blogs, podcasts e a interatividade na produção jornalística; como conviver com a inevitável automação de conteúdo e a agregação de valor à produção de notícias e reportagens, e a qualidade e checagem de informação e de textos no tempo real. Os debatedores são Ricardo Noblat, detentor de um dos blogs de informação mais consultados no Brasil e colunista do jornal O Globo; Julián Gallo, jornalista argentino especializado em temas tecnológicos, consultor de meios interativos e editor do blog Mira!; e Sally Thompson, diretora da área de Novas Mídias da BBC.
Em seguida e encerrando os debates, o tema são os desafios para a mídia tradicional: os valores do jornalismo e as novas mídias, como reinventar os produtos jornalísticos e enfrentar novas audiências e novos mercados e a reorganização das redações. Milton Jung, âncora da Rádio CBN, faz a mediação entre os debatedores Mário Magalhães, ombudsman da Folha de S.Paulo; Sidnei Basile, diretor-secretário editorial e de relações institucionais da Editora Abril; e Caio Túlio Costa, diretor-presidente de Internet da Brasil Telecom.
Ainda na quinta-feira, 14, das 15h às 19h30, há o workshop de Jornalismo Cultural Online, ministrado pelo crítico de cinema Ricardo Calil, com o auxílio do webdesigner Jader Rosa e participação da cineasta Lais Bodansky. Nele, Calil orienta os alunos a realizar uma web-reportagem de cultura a partir de uma entrevista coletiva com Bodansky.