Pensar as estreitas relações entre a mídia e a política. Este é o tema da mostra que a Cinemateca Brasileira realizará entre os dias 31/8 e 4/9. Além da exibição de 13 títulos nacionais, entre filmes de ficção e documentários, serão realizados cinco debates que tentam adensar as discussões em torno deste tema e outros aspectos que o circundam: reforma política, propaganda eleitoral, imagens eleitorais no cinema brasileiro e as relações da mídia com a atual crise política.
Reconhecer as relações entre a mídia e a política é a forma ideal de discutir, sobretudo quando conjugadas, suas funções e seu comportamento. Neste sentido, apelidar a mídia como 4º poder, atrás apenas dos ditos ‘poderes oficiais’, é uma das maneiras de perceber sua influência e a sua proximidade no cotidiano dos cidadãos comuns. Além de veículo de informação, ela propõe e aquece os debates, orienta a opinião pública, promove justiçamentos e também apressadas condenações. Desta forma, ela escamoteia uma desconfiança coletiva na Justiça e nos órgãos que fomentam a política nacional: Senado, Câmara dos Deputados, partidos políticos, entre outros.
Nesse sentido, a mostra ‘Mídia e Política’ ganha relevância diante do atual contexto brasileiro e de suas particularidades: as últimas manchetes de jornais e revistas, espetáculos midiáticos proporcionados pelos depoimentos nas CPIs, os pronunciamentos nas TVs e a eleição de novos ‘vilões’ e ‘heróis’ públicos. A Cinemateca Brasileira, ciente da urgência em discutir as relações entre a mídia e a política, cumpre mais uma vez o seu papel ao propor não só uma mostra de cinema, mas também, por meio dos debates, uma possibilidade concreta de diálogo entre o público e alguns protagonistas do cenário político.
Programação
31/8 (quarta-feira)
17h15 Terra em transe
19h15 Debate: A mídia e a crise política
Debatedores: Luciano Martins Costa (Observatório da Imprensa), Luis Fernando Serrano (Abracom), Felipe Bueno (Rádio Bandeirantes), Marina Amaral (Caros Amigos), Audálio Dantas (ABI) e Alexandre Caverni (Agência Reuters).
20h45 Entreatos
1º/9 (quinta-feira)
15h Propagandas eleitorais gratuitas
16h Debate: Qual reforma política?
Debatedores: deputados Antonio Carlos Pannunzio (presidente estadual do PSDB), Ricardo Berzoini (secretário nacional do PT) e José Lopez Feijó (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC), entre outros.
17h45 Maranhão 66; O espetáculo democrático
19h Debate: Propaganda política: afinal, quem paga a conta?
Debatedores: Cláudio Weber Abramo (Transparência Brasil), Maria D´Alva Kinzo (USP), Everson Tobaruela (OAB-SP) e Guilherme Cerqueira César (cineasta).
20h45 Veja e ouça; Doces poderes
2/9 (sexta-feira)
15h30 Edição de cinejornais brasileiros DIP e Bandeirante da Tela
16h Debate: Cinema político, ideológico e de propaganda
Debatedores: Henri Gervaiseau (ECA-USP), Reinaldo Cardenuto (USP) e Wagner Pinheiro Pereira (USP) e Anita Simis (Unesp-Araraquara).
17h45 Entreatos
20h Evandro Teixeira
21h30 A vida provisória
3/9 (sábado)
15h30 Edição de cinejornais brasileiros DIP e Bandeirante da Tela
16h Debate: Cinema brasileiro e eleições
Debatedores: José Inácio Mello Souza (Cinemateca Brasileira) e Rodrigo Archangelo (Cinemateca Brasileira).
17h45 Sua excelência, o candidato
19h50 Propagandas eleitorais gratuitas (sessão gratuita)
21h A flor do caos; Selenita acausa!; O desafio
4/9 (domingo)
15h45 Mídia, poder e sociedade – Documentário inédito produzido pela TV Senado
17h Evandro Teixeira
18h30 Doces poderes
20h30 Entreatos
Fichas técnicas
**
O desafio, de Paulo César Saraceni, 1965, 35mm, pb, 100’;Elenco: Isabella, Oduvaldo Viana Filho, Sérgio Brito, Luiz Linhares
Sinopse: Um jornalista, amargurado com o fracasso de sua crença esquerdista na revolução popular, nega o relacionamento amoroso com uma mulher burguesa.
**
Doces poderes, de Lúcia Murat, 1996, 35mm, cor, 97’;Sinopse: Uma jornalista chega a Brasília para assumir, durante período eleitoral, a chefia da sucursal da principal rede de televisão do país, pois o antigo diretor sairá para chefiar a campanha de um jovem candidato ao governo.
**
Entreatos, de João Moreira Salles, 2004, 35mm, cor, 117’;Sinopse: De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002 a equipe de filmagem acompanhou passo a passo a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República. O filme revela os bastidores de um momento histórico em material exclusivo, como conversas privadas, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados, gravações de pronunciamentos e programas eleitorais.
**
O espetáculo democrático, de Guilherme César, 2003, Betacam, cor, 40’;Sinopse: A partir do registro da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o documentário procura refletir a respeito dos últimos 15 anos da nossa história política e sobre o desafio da sociedade brasileira frente ao primeiro governo teoricamente popular, socialista e de esquerda.
**
Evandro Teixeira, de Paulo Fontenelle, 2004, 35mm, cor/pb, 76’Sinopse: Trajetória e obra de Evandro Teixeira, fotojornalista, cujas imagens eternizaram os principais episódios políticos do país.
**
A flor do caos, de Luiz Nazário, 2001, dvd, cor, 20’;Sinopse: Fascinado pelos mistérios da natureza, Dr. Cretinus e sua fiel assistente Selenita experimentam de tudo para criar novos seres transgênicos.
**
Maranhão 66, de Glauber Rocha, 1966, 35mm, pb, 11’Sinopse: Realizado por ocasião da posse de José Sarney no governo do Estado, o filme faz um contraponto ao discurso do governador eleito ao mostrar a miséria do Maranhão e as esperanças que nasciam nos casebres.
**
Mídia, poder e sociedade, de Aluízio Oliveira, 2005, dvd, cor, 57’ – Produção TV SenadoSinopse: Documentário que busca esclarecer as relações entre essas três entidades que ganharam novas formas e importâncias na virada do século 20 para o século 21.
**
Selenita acusa!, de Luiz Nazário, 2001, dvd, cor, 19’Sinopse: A popularidade transforma Dr. Cretinus numa estrela das mídias. Trocando o laboratório pela política, ele abandona Selenita, que se vinga criando uma sensação transgênica que conquista o mundo, ameaçando a vida na Terra.
**
Sua excelência, o candidato, de Ricardo Pinto e Silva, 1991, 35mm, cor, 108’Elenco: Renato Borghi, Lucinha Lins, Cláudio Mamberti, Eurico Martins
Sinopse: Adaptação da peça teatral homônima de Jandira Martini e Marcos Caruso – após jornalistas noticiarem a realização de convenções em Brasília para os partidos escolherem seus candidatos à presidência, inicia-se então uma série de acusações entre os candidatos e líderes de partidos políticos.
**
Terra em transe, de Glauber Rocha, 1967, 35mm, pb, 105’Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, Glauce Rocha, José Lewgoy
Sinopse: Em Eldorado, o poeta e jornalista Paulo Martins, à beira da morte, rememora sua participação em lutas políticas. Dividido entre dois aspirantes ao poder e manipulado pela multinacional Explint, ele agoniza sem conseguir solucionar as contradições de Eldorado e as suas, ao tentar equacionar de forma conseqüente a poesia e a política.
**
Veja e ouça, Maria Baderna no Brasil, de André Francioni, 2004, 35mm, cor, 18’Elenco: Paulo César Pereio, Zózimo Bulbul, Mariana Loureiro, Tamayo Nazarian
Sinopse: Em 1850, a bailarina italiana Maria Baderna chega ao Brasil. Seu sobrenome transforma-se em vocábulo corrente.
**
A vida provisória, de Maurício Gomes Leite, 1968, 35mm, pb, 88’Elenco: Paulo José, Dina Sfat, José Lewgoy, Joana Fomm
Sinopse: Um jornalista mineiro, radicado no Rio, segue para Brasília com documentos secretos a serem entregues a um político, mas não consegue fazê-los chegar a seu destino.
Local – Sala Cinemateca: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana, São Paulo (Metrô Vila Mariana)
Preços – R$ 8 (inteira); R$ 4 (meia-entrada). Entrada gratuita para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas. Todos os debates terão entrada gratuita.
Informações
Telefones: (11) 5084-2177 (ramal 210) ou 5081-2954