O Cultural Environment Movement (CEM) é uma coalizão internacional que conta com mais de 250 organizações e 6.300 indivíduos unidos pela causa da igualdade e diversidade na mídia de massa.
‘A maioria do que sabemos, ou achamos que sabemos, nunca experimentamos pessoalmente. Vivemos em um mundo erguido pelo que ouvimos, vemos e falamos’, diz George Gerbner, presidente e fundador do CEM. A partir disso, a responsabilidade da grande imprensa passa a ser descomunal. Em seu texto fica claro que o grande objetivo do sítio é tratar esse grande formador de opiniões da forma mais equilibrada e democrática possível.
O Movimento não ignora a hegemonia da TV sobre os outros meios. ‘A transmissão é o meio mais concentrado, homogêneo e globalizado. Os 100 principais anunciantes pagam dois terços de todas as emissoras de TV. Quatro emissoras, em parceria com corporações transnacionais, controlam grande parte da distribuição e da produção’, diz Gerbner. ‘Outros interesses, telespectadores pertencentes a minorias e a possibilidade de qualquer desafio às perspectivas dominantes, perdem espaço a cada nova fusão.’
O sítio oferece newsletter, lista de discussão via e-mail, uma relação de eventos e de artigos publicados pela internet. Em inglês.