A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro convida para o seminário Direitos humanos, imagens negras e a comunicação social: dialogando contra o racismo, no dia 14 de dezembro de 2005, das 17h às 21h.
Um balanço da campanha ‘Onde você guarda o seu racismo?’ é o tema da terceira edição do seminário, no auditório do sindicato (Rua Evaristo da Veiga, 16/17º andar, Cinelândia, Rio de Janeiro). O seminário terá início com a exibição do curta metragem Kiara, produzido pela ONG Djumbay com apoio da Secretaria Estadual de Justiça de Pernambuco. Às 18h, representantes de organizações como Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Instituto Kuanza, Criola, ActionAid Brasil e Rebouças e Associados farão um balanço da campanha ‘Onde você guarda o seu racismo?’, promovida pelos Diálogos Contra o Racismo, iniciativa que reúne mais de 40 instituições da sociedade civil na luta pela igualdade racial no Brasil.
O Sindicato dos Jornalistas do Rio – atendendo ao apelo de parte de sua base preocupada com as desigualdades raciais no mercado de trabalho e publicando matéria com chamada de capa na Revista Lide, nº 31, de janeiro/fevereiro de 2003 (Racismo: Existe nas redações?) – possibilitou a criação de um fórum de jornalistas que adotou o nome de Cojira-Rio, nos mesmos moldes da sua co-irmã paulista. Cabe lembrar que estas discussões são citadas em dois documentos importantes: o Plano de Ação da 3º Conferência Mundial de Combate ao Racismo, à Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata realizada pela ONU, em Durban, na África do Sul (2001); e a tese conjunta (Cojira-SP e Rio e Núcleo de Comunicadores Afro-brasileiros do RS) ‘Visibilidade às questões étnicas nos meios de comunicação e no mercado de trabalho’ aprovada no 31º Congresso Nacional dos Jornalistas, promovido pela Fenaj, em 2004, na Paraíba.
******
Coordenação da Cojira-Rio; contatos – e-mail: afrojor_rj@hotmail.com; telefone: (21) 2544-2100