Patrocinado pelo Canal Futura, o documentário Levante trata do uso de ferramentas digitais em protestos populares no Brasil, China, México e Faixa de Gaza. Mostra como os manifestantes utilizaram tablets, smartphones, drones e redes sociais para ampliar o impacto de protestos de rua tanto no âmbito urbano como em toda a internet. O documentário foi o vencedor do 5º Pitching Doc Futura, um concurso anual onde o Canal Futura seleciona trabalhos cinematográficos focados sobre direitos humanos.
As manifestações foram registradas de forma colaborativa e, ao longo de 52 minutos, o espectador acompanha os bastidores de ações ocorridas em 2014: a cobertura da greve de funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), no Rio de Janeiro, feita pela Mídia Ninja, em fevereiro; a “revolução dos guarda-chuvas”, amplificada pelos registros de drones, nas ruas de Hong Kong, em prol da liberdade política na ilha, em setembro; a mobilização de milhões de mexicanos em torno do desaparecimento de 43 estudantes na região de Ayotzinapa, em outubro; e a divulgação de conflitos na Faixa de Gaza por duas mulheres palestinas via redes sociais.
“Levante” é uma produção do Canal Futura em parceria com a Modo Operante e Embaúba Produções, com direção dos cineastas Susanna Lira e Barney Lankester-Owen.
O documentário, que está sendo exibido no Festival do Rio entre os dias 6 e 14 de outubro como parte do Festival de Cinema do Rio de Janeiro, inspirou o Canal Futura a desenvolver o aplicativo “Levante-se” que mapeia mobilizações sociais em todo o mundo. O aplicativo está disponível para downlowad gratuito no site da Apple Store.
O documentário pode ser visto gratuitamente no YouTube ou nos seguintes cinemas no Rio de Janeiro:
06/10 – Estação NET Ipanema 1 – 21h
09/10 – C. C. Justiça Federal 1 – 19h
11/10 – Cinemateca do MAM – 16h
14/10 – C. C. Justiça Federal 2 – 17h
Mais informações no www.facebook.com/canalfuturaoficial