O Labjor – Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), da Universidade Estadual de Campinas, comemora sua trajetória de 20 anos com o simpósio “A questão da Imprensa: tecnologia, transparência, autorregulação e desconcentração”. O evento acontece no dia 11 de dezembro e tem como objetivo debater as mudanças que vêm ocorrendo na imprensa ao longo dos anos, os novos formatos, provenientes das novas tecnologias, e os mercados e perfis profissionais que o novo recorte do jornalismo começa a oferecer.
O simpósio também vai debater o contexto histórico do Brasil e da imprensa nos anos 90, quando foi criado o Labjor. O público-alvo do evento é formado por jornalistas, professores e estudantes de jornalismo e profissionais ligados à divulgação científica. O evento é gratuito e as inscrições são limitadas.
Pela manhã a mesa de discussão terá como foco o momento de criação do Labjor, com a participação dos fundadores do Laboratório e dos membros da direção do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, que abriga o Observatório da Imprensa – Carlos Vogt, José Marques de Melo, Mauro Malin, Luiz Egypto de Cerqueira, Caio Túlio Costa e Eugênio Bucci. Após o almoço, haverá um debate sobre as tendências do jornalismo e seus desafios, tais como a autorregulação e a desconcentração da mídia e a formação de recursos humanos para atuarem no jornalismo e na divulgação científica, contando com a presença de Alberto Dines, Carlos Eduardo Lins da Silva, Marina Amaral, André Maleronka, Rafael Evangelista e Mariluce Moura. Um vídeodocumentário em comemoração ao aniversário também será exibido.
Veja aqui a programação completa.
O simpósio tem o apoio da Diretoria Geral da Administração/Unicamp, Unimed Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), CPqD, Sanasa, Banco do Brasil, Vininha e Associação Campineira de Imprensa.
Histórico
Em 1994, no seminário “A imprensa em questão”, Carlos Vogt, José Marques de Melo e Alberto Dines apresentaram o Labjor e discutiram os desafios enfrentados pela mídia jornalística no panorama contemporâneo das transformações socioculturais, político-econômicas e científico-tecnológicas. Desde então, o Labjor se expandiu e se tornou referência em divulgação científica e cultural no Brasil e na América Latina. O debate sobre ciência, tecnologia e sociedade ocorre nas diferentes publicações produzidas pelo laboratório: ComCiência, Ciência e Cultura, ClimaCom e na revista eletrônica Inovação – parceria com a agência InovaUnicamp, sempre com o propósito de se comunicar com o público em geral. O núcleo ainda oferece curso de especialização em jornalismo científico e mestrado em divulgação científica e cultural. O Labjor é parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), um dos núcleos interdisciplinares de pesquisa, ensino e extensão da Unicamp.
O evento será realizado na Unicamp, das 9 às 17 horas. Haverá transmissão ao vivo pela internet. O link para a transmissão estará disponível no Portal da Unicamp (www.unicamp.br).
Serviço:
Data: 11 de dezembro de 2014. Horário: 9:00 às 17:00 horas.
Local: Auditório II da AFPU – Prédio da DGA / Cidade Universitária Zeferino Vaz / Unicamp.
Inscrições e programação: http://migre.me/nkvwf
Programação: http://www.labjor.unicamp.br/index.htm
Informações: (19) 3521-2586
Contato:
Simone Pallone spallone@unicamp.br
Fone (19) 3521-5189
Viviane Lucio viviane.lucio@ymail.com
Fone (19) 3521-2599