Está no ar o número 68 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Labjor/Unicamp e pela SBPC. O tema desta edição é ‘Florestas’.
Os artigos são: ‘Os desafios da floresta’, de Carlos Vogt; ‘Desmatamento na Amazônia: a impunidade é regra’, de André Lima; ‘Recuperação e manejo sustentável das florestas de araucária’, de Carlos Roberto Sanquetta; ‘Degradação de biomas brasileiros’, de Waldir Mantovani; ‘As pesquisas científicas nas unidades de conservação’, de Paula Felício Drummond de Castro; ‘Inovação no ambiente amazônico: ilhas de alta produtividade’, de Raimundo Cláudio Gomes Maciel; ‘Análise comparativa de rentabilidade de plantios florestais com as principais culturas agrícolas regionais’, de João Carlos Garzel Leodoro da Silva. ‘A importância do setor florestal em Minas Gerais’, de Rosa Maria Carvalho e Rommel Noce e Lino Vieira; ‘Escola Caiçara da Juréia: um experiência de encontro entre diferentes valores, práticas e conhecimentos’, de Alik Wunder.
As reportagens são: ‘Projeto prevê manejo privado’, de André Gardini; ‘Preservação combina com interesse financeiro?’, de Germana Barata; ‘De motosserras e queimadas’, de Carolina Cantarino; ‘Pesquisadores avaliam atividades em florestas’, de Flávia Natércia; ‘A internacionalização imaginada da Amazônia’, de Susana Dias; ‘Sivam: defeitos de origem’, de Daniel Chiozzini.
Entrevistas: ‘Amazônia precisa de pesquisa de interesse nacional’ (Sabine Righetti entrevista Adalberto Val); ‘Senador defende equilíbrio entre produção e preservação’ (Alessandro Piolli entrevista João Alberto Capiberibe).