A indústria de mídia viu surgir, nos últimos anos, diversos sites de notícias com formato e linguagem modernos com o objetivo de atrair a chamada Geração Y, ou Geração do Milênio, composta pelos jovens nascidos entre 1980 e 2000. Entre os exemplos mais bem sucedidos estão o Vice e o BuzzFeed, que recentemente receberam investimentos milionários com base na crença de seu potencial para conquistar um dos segmentos mais desejado pelo mercado publicitário.
A lógica é que os “millennials”, como também são chamados estes jovens, não se interessam pelos sites de notícias tradicionais e querem consumir notícias feitas por veículos que entendam os seus gostos. Uma análise da audiência demográfica de alguns desses novos sites mostra, no entanto, que essa lógica não é necessariamente correta.
O site Digiday, voltado a temas de mídia digital e marketing, analisou a audiência no mês de julho de seis sites de notícias: BuzzFeed, Vice, Upworthy, Mic, Vocativ e Ozy. Três desses sites, o BuzzFeed, Vice e o Mic, tiveram mais de 50% da sua audiência entre a faixa de 18-34 anos. Os outros sites ficaram abaixo, com alguns, como o Upworthy, com 43.2% da audiência entre a faixa 18-34 e o Ozy com apenas 20.8%.
Segundo dados da empresa de pesquisa ComScore, usados como base para a análise do Digiday, uma grande parcela da audiência desses sites é formada, na verdade, pela chamada Geração X, de pessoas que nasceram entre 1960 e 1980.
A crença que existe sobre os millennials é que se trata de uma geração que quer notícias feitas em um formato específico voltado para ela e não tem interesse em consumir conteúdo vindo dos meios de comunicação tradicionais. Porém, dados recentes mostram que essa ideia pode estar distorcida. De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, 23% das pessoas na faixa entre 18-24 anos responderam que tinham lido um jornal impresso no dia anterior, um número não muito distante da população em geral (29%).
Millennials querem conteúdo sério
Os millennials são considerados “early adopters”, pessoas que descobrem novas ideias e utilizam novos produtos rapidamente, principalmente quando se tratam de produtos digitais, mas o que estas pesquisas mostram é que, quando se trata de notícias, eles as consomem da mesma forma que as outras gerações.
David Burstein, autor do livro Fast Future: How the Millennial Generation is Shaping Our World (Futuro Rápido: como a Geração do Milênio está moldando o nosso mundo), diz que o erro que alguns sites de notícias cometem é achar que, para atrair a atenção dos millennials, é necessário ter notícias escritas por millennials.
“Essa geração quer conteúdo sério. Eles não querem que tudo seja transformado em uma brincadeira, em ‘meme’. É por isso que o New York Times tem uma grande parcela da sua audiência entre os jovens. As mesmas pessoas que assistem a vídeos de gatos [na internet] estão assistindo ao 60 Minutes”, diz ele.