Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Conta da AP é hackeada e noticia falso ataque à Casa Branca

A mídia social e a bolsa de valores americana levaram um susto na tarde de terça-feira, 23, diante de um tuíte da Associated Press. Oito dias após o atentado na Maratona de Boston, a mensagem anunciava duas explosões na Casa Branca e dizia que o presidente Barack Obama havia ficado ferido. A agência de notícias tirou rapidamente sua conta do Twitter do ar e informou que ela havia siado hackeada. O FBI investiga o incidente.

Um grupo de hackers leais ao presidente da Síria, Bashar al Assad, assumiu a autoria da mensagem falsa. “Ops! A @AP foi tomada pelo Exército Eletrônico Sírio!”, escreveu o grupo em seguida, usando a hashtag #ByeByeObama (Tchau, Tchau, Obama).

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, foi rápido em garantir que o presidente estava bem e que não havia ocorrido nenhuma explosão na Casa Branca. Ainda assim, a notícia falsa se espalhou pela internet e, em questão de segundos, derrubou o índice Dow Jones em 128 pontos. A bolsa de valores americana se recuperou, no entanto, quando se descobriu que o tuíte não era verdadeiro.

 

Sinais

A mensagem logo levantou suspeitas entre jornalistas, já que fugia ao estilo da Associated Press. A agência nunca se refere ao presidente como “Barack Obama”, escrevendo sempre “Presidente Barack Obama”. Além disso, a palavra “breaking”, que sinaliza tratar-se de uma notícia de última hora, é normalmente escrita em caixa alta, “BREAKING”.