Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Além dos anúncios da mídia

De alguns anos para cá os anunciantes deram início a uma nova era nas relações entre o esporte e a publicidade, determinando inclusive que seus profissionais de marketing tenham conhecimento maior sobre o assunto para que desta forma ninguém se aventure a desenvolver campanhas ou planos de marketing sem saber exatamente qual linguagem e quais meios devam utilizar para levar a comunicação de suas empresas e produtos ao público que não somente consome, mas de alguma forma vive em torno do esporte.

É certo que muitos erros foram cometidos nestes tempos em que campanhas sem criatividade ou planejamento estratégico decente tentaram conquistar espaço no mercado para os produtos anunciados mas hoje o consumidor está muito mais crítico e sabe bem avaliar os conceitos empregados.

Conhecimento e paixão

Hoje em dia não é mais somente a fantasia vendida numa campanha que conquista ou consolida mercados. Estampar a marca de um produto/empresa na camisa de um clube ou associar a imagem de atletas a produtos específicos tornou-se o básico desta relação de venda ao consumidor. Ações promovidas por profissionais aficcionados pelo esporte podem muitas vezes trazer novas idéias e novos formatos de approach e fidelização de marcas.

Estou falando de uma ação específica que foi planejada e colocada em prática por dois grandes profissionais do mercado de agências de propaganda que uniram a paixão por seus clubes a mecanismos de marketing com a intenção de promover o resgate da imagem na marca/nome do clube perante seus torcedores.

Refiro-me à iniciativa de Flávio Conti e Flávio Resende, ambos palmeirenses fanáticos e ambos DPZ fanáticos, de promoverem ações de comunicação para resgatar a desgastada imagem de seu Palmeiras diante de torcedores novos e antigos. Não vou aqui entrar nos detalhes destas ações, mas certamente os resultados já estão sendo colhidos, pois além de o projeto estar sendo desenvolvido com profissionalismo a dose de conhecimento e paixão pelo esporte é que está fazendo a grande diferença.

Voto de louvor

Atitudes como a de Conti e Resende têm respaldo em ações semelhantes promovidas por grandes empresários americanos e europeus que por pura paixão decidiram colocar seus conhecimentos profissionais a favor do esporte, evidentemente sempre levando em conta seus clubes ou esportes preferidos.

É claro que nossa realidade difere dos mercados estrangeiros, principalmente pelo grande volume de dinheiro que as empresas investem no esporte, e não me refiro aqui somente à veiculação de campanhas na mídia, mas fundamentalmente pelos investimentos que as empresas fazem no esporte sempre com a visão do desenvolvimento e crescimento do homem através esporte.

Fica aqui meu voto de louvor a estas ações promovidas por estes ‘palestrinos’ e espero que algum dia grandes ‘santistas’ também decidam se movimentar pelo resgate da imagem e da história do meu glorioso Santos Futebol Clube.

******

Publicitário, São Paulo; http://propaganda-e-marketing.blogspot.com/