Bem-vindos ao Observatório da Imprensa. O currículo das escolas de jornalismo é assunto de interesse público? Se a sociedade não discute a formação dos médicos ou advogados, por que razão levar este debate ao conhecimento da sociedade? Se o diploma é indispensável para o exercício do jornalismo é, pelo menos, conveniente que o cidadão que receberá as informações produzidas pelo jornalista tenha condições de avaliar a formação daquele que vai ajudá-lo a pensar, tomar decisões e fazer juízos. Nada nos impede de discutir a formação dos engenheiros, biólogos ou psicanalistas, mas o papel da imprensa na sociedade tem nuances e subjetividades que justificam este debate público. A questão não se circunscreve ao Brasil. A Unesco a considera de tanta importância que chegou a propor um paradigma curricular. Em boa hora o ministro da Educação, Fernando Haddad, decidiu rever mais uma vez o currículo das escolas de jornalismo. A sociedade muda, a imprensa que a serve também muda, aqueles que vão exercê-la precisam ser preparados de acordo com as novas exigências. Este Observatório está comprometido desde a sua fundação com a tarefa de oxigenar a discussão sobre jornais e jornalistas trazendo-a para perto da sociedade. Hoje vencemos mais uma etapa no projeto de aproximar o público da coisa pública. Assista ao compacto desse programa em:
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